A União Nacional Brasileira de Trovadores nomeou, no dia 23 de fevereiro de 2024, o poeta, trovador e jornalista João Paulo Ouverney como Delegado da UBT no município de Pindamonhangaba, pelo trabalho desenvolvido desde 1992 na divulgação, ensinamentos e engrandecimento desta modalidade poética.
João Paulo foi um dos fundadores da UBT Seção Pindamonhangaba em 1992, da qual foi o vice-presidente durante cerca de 20 anos, tendo como presidente José Valdez de Castro Moura.
Durante duas décadas, a UBT municipal realizou anualmente concursos de trovas de âmbitos nacional, estadual e municipal, além do concurso Juventrova entre estudantes das escolas do município.
O trovador tem em seu currículo centenas de conquistas em diversos Estados brasileiros, inclusive diversas delas em Nova Friburgo, que realiza o concurso mais antigo, mais difícil e mais concorrido do país.
O sobrenome Ouverney faz parte da história do Brasil, descende de imigrantes suíços que vieram para o Brasil em 1819 para colonização da região serrana do Rio de Janeiro, autorizada por D. João VI. Participaram da fundação de Nova Friburgo.
João Paulo é membro titular da Academia Pindamonhangabense de Letras desde setembro de 1993, a qual presta importantes serviços de divulgação na imprensa escrita e mídia digital, com textos e fotos de todas as sessões. Em 2023 foi vencedor (1º lugar) do concurso realizado pela Academia após um Ensaio de Trovas.
Ele é jornalista profissional há mais de 44 anos, tendo sido editor dos jornais Tribuna do Norte, Jornal da Cidade, diretor de Comunicação da AA Ferroviária e prestador de serviços no setor de Comunicação há mais de 14 anos.