
A Secretaria de Assistência Social de Pindamonhangaba, por meio da coordenação da Casa dos Conselhos, lançou o projeto ‘Turminha Equidade’. A iniciativa educativa e lúdica tem como objetivo dialogar com crianças e adolescentes sobre temas essenciais como empatia, inclusão, ética, cidadania, deveres e os direitos da criança e do adolescente, usando personagens diversos e envolventes.
“A ideia de criar a Turminha Equidade surgiu da vontade de nos comunicarmos com crianças e adolescentes de forma mais acessível e lúdica, usando personagens e conteúdos educativos que ensinem valores importantes de maneira leve, interativa e divertida”, explicou a secretária adjunta de Assistência Social, Claudia Domingues.
Sobre o nome da iniciativa, a secretária de Assistência Social, Andrea Barreto, explicou que “o nome Equidade foi escolhido por representar o princípio de oferecer a cada pessoa aquilo de que ela realmente precisa para alcançar o melhor resultado possível, respeitando suas particularidades”.
A Turminha conta com personagens que representam diferentes vivências e valores:
• Pedrinho (10 anos) – um menino com autismo, tímido, observador e muito criativo
• Matheus (9 anos) – extrovertido e cheio de energia, sempre disposto a ajudar os outros
• Rosinha (10 anos) – uma menina negra apaixonada por arte e música, confiante e determinada
• Coração Solidário – representa o amor ao próximo e a empatia
• Mãos Acolhedoras – simboliza a ajuda, o cuidado e a proteção com quem mais precisa
• Antonieta – a cachorrinha resgatada que se tornou a primeira “secretária pet” do Brasil, integra a turminha reforçando o afeto, a adoção responsável e o cuidado com os animais
Além de promover educação e valores sociais, o projeto busca estimular o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças por meio da contação de histórias, ilustrações, brincadeiras e materiais didáticos. A ‘Turminha da Equidade’ se apresenta em escolas e eventos promovidos pela Prefeitura.