
Com o compromisso de aproximar ainda mais a informação de toda a comunidade, o jornal Tribuna do Norte lançou o projeto ‘Tribuna para Todos’, uma iniciativa inovadora que visa tornar o conteúdo jornalístico acessível a pessoas com deficiência. A ação contempla recursos como versão em áudio das matérias, tradução em Libras no site adaptado com acessibilidade digital.
A ideia surgiu da percepção de que o direito à informação precisa ser garantido a todos, sem barreiras. “Nosso jornal é patrimônio da cidade há mais de 140 anos, e entendemos que precisamos evoluir para que mais pessoas possam nos ler, ouvir e compreender”, explica a equipe responsável pela proposta.
O projeto também reforça o papel social da imprensa local, promovendo inclusão e cidadania por meio do jornalismo. Através do Tribuna para Todos, o jornal busca ampliar seu alcance, respeitando as diferentes formas de comunicação e aprendizado dos leitores.
Para esse primeiro encontro, foram convidadas pessoas ligadas a grupos que representam os deficientes no município. “Foi muito importante ouvi-los e entender que precisamos produzir matérias que esclareçam as inúmeras dúvidas, propostas e direitos das pessoas com deficiência. Toda a comunidade pode aprender com essas informações”, explicou a jornalista Cintia Martins Camargo.
Além disso, outras ações serão realizadas pela Tribuna do Norte voltadas a esse público, como oficinas educativas e parcerias com instituições voltadas à inclusão. A proposta é que o jornal impresso e digital possa ser, de fato, para todos.