A Operação Perseu, o maior treinamento do Exército Brasileiro em 2024, ocorrerá de 25 de novembro a 4 de dezembro, abrangendo várias cidades do Vale do Paraíba e o município de Resende, no Rio de Janeiro. O objetivo da operação é adestrar as tropas e garantir a prontidão operacional dos militares, preparando-os para missões de defesa da pátria e coordenação com agências de apoio à política externa.
Participantes e recursos
A operação contará com a participação de 7.752 militares de diversos estados do Brasil, além de 51 veículos blindados, 433 viaturas não blindadas e 15 aeronaves. As atividades serão realizadas em condições próximas às de combate real, incluindo ataques aéreos, infiltração de blindados, incursões de tropas e paraquedistas, além de tiros de aviação e artilharia antiaérea.
Teatro de operações
As ações ocorrerão nas cidades de Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Silveiras e Areias, com o ponto culminante em Resende. A sede do Comando de Aviação do Exército (Cavex) em Taubaté será o local de reunião inicial das tropas, onde o Comandante Militar do Sudeste avaliará o nível de preparo das forças.
Principais atividades
25 de novembro: Reunião de tropas em Taubaté para verificação de equipamentos e prontidão.
27 de novembro: Início das operações com um assalto aeromóvel em Cruzeiro, envolvendo aeronaves e tropas aeromóveis em ações de reconhecimento e infiltração.
28 de novembro: Transposição de curso d’água em Lorena, com o uso de viaturas blindadas Guarani e equipamentos de engenharia para atravessar o Rio Paraíba do Sul.
29 de novembro: Ataque a área edificada em Silveiras e Areias, simulação de combate urbano.
30 de novembro: Assalto aeroterrestre e aeromóvel na Represa do Funil (Itatiaia/RJ), envolvendo operações com aeronaves.
A operação servirá para adestrar as tropas em um cenário de combate de amplo espectro, aplicando doutrina militar atual e garantindo flexibilidade, eficácia e efetividade nas missões de defesa e cooperação.