Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim, ‘As coisas que você só vê quando desacelera’ é um desses raros e tão necessários livros para quem deseja tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão. Ilustrado com extrema delicadeza, ele nos ajuda a entender nossos relacionamentos, nosso trabalho, nossas aspirações e nossa espiritualidade sob um novo prisma, revelando como a prática da atenção plena pode transformar nosso modo de ser e de lidar com tudo o que fazemos.
Você vai descobrir que a forma como percebemos o mundo é um reflexo do que se passa em nossa mente. Quando nossa mente está alegre e compassiva, o mundo também está. Quando ela está repleta de pensamentos negativos, o mundo parece sombrio. E quando nossa mente descansa, o mundo faz o mesmo.
A segunda indicação é o livro ‘A síndrome da boazinha: Como curar sua compulsão por agradar’. As mulheres que sofrem dessa compulsão não são apenas as que se desdobram para garantir que todos à sua volta estejam felizes. Na verdade, aquelas que padecem desta síndrome passam por um sofrimento cotidiano ao esgotarem seu tempo e sua energia realizando tarefas desnecessárias apenas porque não sabem dizer “não”.
Quando ajudar os outros se torna um comportamento compulsivo e não se consegue negar pedidos e exigências feitas por terceiros, a vida se torna um exercício diário de frustração. Para ajudar a superar este mal, a Dra. Harriet B. Braiker traz em A síndrome da boazinha uma análise criteriosa da compulsão por agradar e oferece um plano de ação de 21 dias para que você possa se curar rapidamente. Aprender a dizer “não”, obter a aprovação de si mesma e não fugir de conflitos são os primeiros passos para uma vida plena de realização e autoestima.