A Tenaris de Pindamonhangaba celebrou, na quinta-feira (28), a entrega de tubos de aço para a Equinor, que serão utilizados no gasoduto do Projeto Raia, na Bacia de Campos. Este contrato, no valor estimado de R$ 2 bilhões, foi desenvolvido com 99% de matéria-prima brasileira, destacando a importância da indústria nacional na execução de projetos de grande porte e complexidade.
O Projeto Raia é um dos maiores empreendimentos de gás natural do Brasil, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, com profundidade de até 2.900 metros. Operado pela Equinor (35%), em parceria com a Repsol Sinopec Brasil (35%) e a Petrobras (30%), o projeto envolve um investimento total de aproximadamente US$ 9 bilhões, e contribuirá significativamente para o desenvolvimento do mercado brasileiro de gás natural.
Com a previsão de gerar 50 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua operação, o Projeto Raia terá uma capacidade de exportação de gás de 16 MSm³ por dia, o que representará cerca de 15% da demanda total estimada de gás natural do Brasil quando entrar em operação em 2028.
Durante a cerimônia, o presidente da Tenaris no Brasil, Renato Catallini, enfatizou a importância da colaboração e do conhecimento técnico para o sucesso de projetos dessa magnitude. O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, também destacou o impacto do evento para a cidade, afirmando o orgulho de Pindamonhangaba em fazer parte de um projeto que vai fortalecer o setor de gás natural e impulsionar a economia nacional. A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades como o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Ferreira “Ju”, o Gerente Executivo de Exportação e Petróleo da Petrobras, Paulo Marinho, e a presidente da Equinor no Brasil, Verônica Coelho.
Além disso, em mensagens gravadas, o secretário nacional de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, e o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, parabenizaram os investimentos realizados pela Tenaris e sua contribuição para o desenvolvimento da indústria brasileira.