Há muitos anos, a partir da década de 70, quando os primeiros sistemas computadorizados começaram a surgir, foram realizadas simulações computacionais a respeito do meio ambiente com a finalidade de saber se os humanos estavam consumindo os recursos naturais de forma sustentável. Os resultados destas simulações mostravam que o crescimento populacional entre 8 e 10 bilhões de pessoas teria de fato um impacto catastrófico no meio ambiente e na sociedade. Desta forma, seria fundamental ser sustentável, pois hoje temos mais de 8 bilhões de pessoas no planeta e ainda não somos sustentáveis.
De fato, não é trivial ser sustentável com a vida moderna, somos consumidores natos de tudo. E se tornar sustentável implica em uma mudança forte nos conceitos e principalmente nos hábitos. Quando pensamos em sustentabilidade, quase sempre vem à cabeça a redução do uso de embalagens plásticas. Apesar de ser um dos principais problemas da atualidade, a sustentabilidade é muito mais ampla do que isso. Vai desde o tipo de fonte que produz a energia elétrica até a forma como esta energia é consumida. Planejamento de reaproveitamento, redução e reciclagem de recursos naturais é a base para obter uma economia circular e começar a realizar ações sustentáveis.
Atualmente parece realmente que a sustentabilidade não é mais uma questão de escolha pessoal, mas sim uma necessidade da humanidade. O consumo de recursos naturais pode colapsar no futuro, e isso poderá ter um impacto profundo no planeta. A velocidade e o volume em que consumimos os recursos e que produzimos diversos objetos, muitos deles descartáveis, não dá tempo necessário para que o planeta possa realizar decomposição natural. A quantidade de coisas produzidas pelos seres humanos recebe o nome de massa antropogênica, que é aquilo causado ou originado pela atividade humana. Atualmente, a massa antropogênica no planeta é maior que toda a massa de seres vivos. Só a quantidade de plástico no mundo é o dobro de todos os animais existentes.
A sustentabilidade exige uma sociedade comprometida com as mudanças necessárias no dia-a-dia, e isso impacta na economia, no consumo, nas leis, nos governos e em tudo. Quando pensamos na profundidade das mudanças, percebemos que a sustentabilidade deixou mesmo de ser uma escolha para ser uma necessidade. Este efeito é mundial, assim sendo as soluções imediatas apesar de serem locais devem ser pensadas e planejadas para serem globais. Todos os dias percebemos como as mudanças globais afetam nosso clima, nossas cidades, nossas vidas. Efeitos como os que ocorreram no Rio Grande do Sul neste ano, podem ocorrer em qualquer lugar do planeta. Aumento dos níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, mudanças de temperatura nas correntes marinhas, problemas com a qualidade da água doce, inversões e saturações térmicas são apenas alguns dos muitos efeitos da falta de sustentabilidade nas ações humanas.
Entender profundamente estes efeitos do consumo de recursos naturais e do acúmulo de massa antropogênica permite começar a encontrar soluções. Muitas destas soluções vêm sendo pensadas ao longo desta jornada humana, mas poucas foram realmente implementadas. Entender que o planeta tem seu próprio ritmo de funcionamento, e ele não é sincronizado com o ritmo dos seres humanos é muito importante para as futuras ações sustentáveis. Quando o Prof. James Lovelock (1919-2022) e a Profa. Lynn Margulis (1938-2011) desenvolveram a Teoria de Gaia, ambos previram que o planeta Terra funciona como um grande “ser vivo”, que se mantém em busca de um equilíbrio, fazendo com que a biosfera e todos os componentes físicos existentes na Terra estejam intimamente integrados.
Cabe a cada um de nós fazer valer o que melhor é para a sociedade, para o meio ambiente e para o planeta. Saber que nosso planeta tem limitações devido à nossa presença, requer uma enorme responsabilidade e conscientização. Ter uma sociedade sustentável é o primeiro de muitos passos para o futuro da humanidade e por isso devemos começar a pensar e fazer nossa parte. Na FATEC de Pindamonhangaba estamos sempre atentos aos desafios para obter uma sociedade sustentável em seus desenvolvimentos e nas pesquisas científicas, sempre pensando em como atuar proativamente na educação, ciência e tecnologia para transferir conhecimento e sustentabilidade para nossos estudantes. Venha conhecer nossos cursos e dar propósito a uma nova carreira profissional.