Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Solilóquio

Crônica premiada com o 2º lugar no V Concurso Literário “Maria Mariá”, realizado pela Academia de
Letras de Maringá – Paraná, tema Mulher Invisível!

Maurício Cavalheiro ocupa a cadeira nº 30 da APL – Academia Pindamonhangabense de Letra

Durante a minha vida, sempre desejei possuir alguma força incomum, física ou mental. Nos meus tempos de criança, sonhava em ser super-heroína e me inventava mulher-maravilha para combater inimigos imaginários. Minhas bonecas, coitadas, sofreram muito.

Quando comecei a estudar, eu, que era (e ainda sou) de poucas palavras e reações grosseiras, fui submetida a inúmeras formas de opressão pelos colegas. Naquele tempo, eu quis a força de mil rinocerontes.

Cresci modelada pela cartilha da rígida educação religiosa. Dentre os preceitos, mamãe me ensinou a não fazer julgamentos precoces, tampouco ter o coração compatível com a maldade. Talvez, por isso, exerci a empatia, servindo gentilezas a familiares, conhecidos e anônimos. Meu maior erro foi ter me descuidado de mim. Ah, se eu tivesse o poder de voltar no tempo!

Casei-me. Tive quatro filhos: dois casais. Em razão do trabalho diuturno de meu marido, coube somente a mim a educação das crianças. Criei-as com rédea curta para que não experimentassem o mau caminho. Sei que errei muitas vezes, mas sempre na tentativa de ser uma supermãe.

Meus filhos se tornaram adultos. Estão casados e bem-sucedidos. Sou avó de oito netos e dois bisnetos. Minha saúde está desmoronando rapidamente. Tenho diabetes, osteoporose e safenas. Há anos estou confinada numa cadeira de rodas, no mesmo canto da sala, para não obstruir.

Perto do ocaso, constato que a vida é injusta. Eu, que sempre desejei superpoderes, sem tê-los, hoje tenho um: o poder da invisibilidade. Mas esse eu não queria de jeito nenhum, porque dói demais ver meus filhos, netos e bisnetos passarem por mim e não perceberem que eu existo.

    Proseando

    cmcmultimidia
loader-image
Pindamonhangaba, BR
21:08, pm, junho 18, 2024
temperature icon 15°C
céu limpo
Humidity 88 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Edital 10099

Edital 10099

18 de junho de 2024
Edição 10099

Edição 10099

18 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais