Semana que antecede o Carnaval e o ‘Papo Reto’ desta edição conversou com o carnavalesco Rogério José de Azevedo, mais conhecido como ‘Socó’, responsável pelo bloco que leva seu apelido e que sempre se apresenta na sexta-feira anterior aos dias de Carnaval. Confira a entrevista e já se prepare para desfilar ou acompanhar o bloco ‘Socó da Madrugada’, que sai nesta sexta-feira, às 21 horas, da praça Barão do Rio Branco, para onde volta para encerrar o desfile.
PAPO RETO com Rogério, o carnavalesco ‘Socó
TN – Como você descreveria a essência e o estilo único do seu bloco de carnaval?
O Bloco ‘Socó da Madrugada’ foi criado em fevereiro de 2014, inspirado no apelido que eu já tinha e no estilo do bloco, se apresentando no período da noite. O bloco sempre foi irreverente, saindo na madrugada, com a participação de famílias e sem problema nenhum. Foi formado por um grupo de amigos, em um bar, que queriam brincar e só podiam na sexta-feira.
TN – Quais são os principais desafios enfrentados ao organizar e liderar um bloco de carnaval?
Os principais desafios são na confecção dos abadás e também conseguir patrocínio para fazê-los. E depois a venda vender todos eles, com a renda revertida para os participantes que se confraternizam na concentração e conseguem se descontrair.
TN – Qual é a importância da tradição e da inovação na concepção dos desfiles e eventos do seu bloco?
Nosso bloco já virou tradição em Pinda, abrindo a folia sempre às sextas-feiras de carnaval, sempre durante a noite. Em 2017, criamos uma banda dentro do bloco – Banda @Folia – que participa com o bloco e também tocamos em outros eventos.
TN – Como você vê o papel dos blocos de carnaval na preservação da cultura e identidade local?
Acredito que os blocos têm que manter a tradição, não deixar acabar para que o patrimônio cultural das cidades de todo o país não se perca, como o que aconteceu com as escolas de samba, onde seus líderes foram morrendo e com eles morreu a história dessas escolas.
TN – Quais são os seus planos e aspirações para o futuro do seu bloco de carnaval?
O plano é que eu tenha muita saúde para manter o bloco, uns quarenta anos ainda já está bom. Kkk Para eu continuar com o bloco e também ter alguém que consiga ter alguém que possa manter, depois que eu for embora. O Socó da Madrugada é um bloco irreverente e já é tradicional na cidade, pelas marchinhas que tocamos. Mas o futuro a Deus pertence, sempre.