
No dia 21 de janeiro, o diretor do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, Carlos Máximo Moura Marcondes Júnior, foi eleito um dos seis delegados que representarão o município na Conferência Estadual do Meio Ambiente. A escolha ocorreu durante a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. O evento aconteceu na Faculdade Anhanguera e contou também com a participação do diretor Cláudio de Macedo.
Com o tema “Emergência Climática”, o evento reuniu especialistas, autoridades e a população para discutir soluções para os desafios ambientais enfrentados pelo município. Os participantes puderam participar de palestras, debates e oficinas nos eixos temáticos de mitigação, adaptação, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana, destacou que o evento proporcionou uma boa oportunidade para o debate. “Temos um grande desafio e precisamos ser objetivos. A sociedade está bem representada e isso contribui para a definição de propostas que serão enviadas para a etapa estadual”, disse.
Carlos Máximo Moura Marcondes Júnior ressaltou a importância da participação do Sindicato Rural nos debates. “Além de participar das discussões sobre as mudanças climáticas, podemos dar sugestões sobre os temas e corrigir percepções distorcidas sobre o segmento rural”, comentou.
Ao longo dos anos, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba tem trabalhado pelo desenvolvimento sustentável na zona rural, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas para a formação dos produtores rurais. “Acreditamos que dessa forma, contribuímos para a geração de emprego e renda do produtor rural e a fixação do homem no campo”, concluiu.