(Collaboração Maura Lídia do Valle)
O Sindicato Rural de Pindamonhangaba está com a agenda aberta de cursos para o mês de janeiro e em breve, divulgará a agenda para os próximos meses. Voltados ao produtor rural, funcionários de propriedades rurais, os cursos geram emprego e renda para a zona rural do município.
Durante o ano de 2024, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba atendeu cerca de 3 mil pessoas em cursos e programas gratuitos em parceria com o sistema FAESP/SENAR-AR-SP, realizados no Centro de Formação Profissional Rural “João Bosco Andrade Pereira”, instalado na Fazenda Princesa do Norte e, em propriedades de produtores parceiros.
Para janeiro, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba vai oferecer os cursos pontuais de bovinocultura de leite – inseminação artificial, já com inscrições encerradas, processamento agroindustrial de leite, nos dias 15, 16, 17 e 18 de janeiro e Sensibilização para o Programa de Apicultura, que acontece no dia 17 de janeiro. Vale lembrar que os cursos pontuais são realizados ao longo do ano, com duração de 3 a 5 dias; e os programas, têm duração mais longa, de até 8 meses.
As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp da coordenação do SENAR, 12-9 8308-0015. A escolha dos cursos e programas é feita a partir das necessidades e demandas locais. Dessa forma, a equipe do Sindicato Rural, junto à coordenação do SENAR, tem todo o cuidado com a programação, para oferecer cursos e programas que se adaptem às necessidades do produtor rural, funcionários de propriedades rurais e pessoas da comunidade.
Para Felipe Garcia, o ano de 2024 foi um sucesso. “Ajudamos não somente o produtor rural a melhorar sua renda, capacitando seus funcionários com os cursos na área de formação profissional, como também oferecemos à comunidade, através dos cursos na área de promoção social, oportunidades de aprender atividades, que geram renda. No Centro de Formação, há algo maior que o aprendizado nos cursos. É a vivência no campo e as amizades geradas que podemos levar como um grande agregado no aprendizado”, conclui.
Para 2025 estão programados os cursos e programas de: Apicultura, Aproveitamento e Reaproveitamento Integral dos Alimentos, Artesanato em Sementes – bijuterias, Avicultura de Corte, Avicultura de Postura, Bovinocultura de corte (aplicação de medicamentos e vacinas), Bovinocultura de Corte (casqueamento), Bovinocultura de Corte (confinamento), Bovinocultura de Corte (formação e manejo de capineiras), Bovinocultura de Corte (formação e manejo de pastagens), Bovinocultura de Corte (inseminação artificial), Bovinocultura de Corte (manejo de cria e recria), Bovinocultura de Corte (manejo de gado adulto), Bovinocultura de Leite (aplicação de medicamentos e vacinas), Bovinocultura de Leite (casqueamento), Bovinocultura de Leite (diagnóstico e prevenção da mastite), Bovinocultura de leite (inseminação artificial), Bovinocultura de Leite (manejo de cria e recria), Bovinocultura de Leite (manejo de gado adulto), Bovinocultura de leite (produção de feno), Bovinocultura de Leite (produção de silagem), Caprinocultura (manejo de animais adultos, manejo de cria e recria), Caravana técnica Agrishow, Doma Racional, Equideocultura (aplicação de medicamentos e vacinas, casqueamento e ferrageamento, preparo do animal para a lida com o gado bovino), Fruticultura Básica (podas), Incêndio – prevenção e combate no campo, Inclusão Digital no Campo Informática, Jardineiro (condução, manutenção e reforma), Jardineiro (implantação de jardim), Liderança de Equipes, Motivação de Equipes, O Jovem e o Meio Rural, Manutenção de Tratores Agrícolas, Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), Minhocultura (produção de húmus), Operação de Tratores Agrícolas (arado de discos), Operação de Tratores Agrícolas (grade de disco), Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadora Lateral, Orquídea, PPSC – Alimentação Saudável, PPSC – Cuidados na Melhor Idade, PPSC – Higiene Pessoal, PPSC – Saúde da Mulher, Primeiros Passos nas atividades equestres, Processamento Agroindustrial de Cachaça, Processamento Agroindustrial de Carnes, Processamento Agroindustrial de Leite, Processamento Caseiro de Carnes de Aves, Processamento Caseiro de Frutas e Vegetais, Processamento Caseiro de Pães, Produção de Tilápia em Tanque Rede, Programa Viola Caipira, Rédeas, Tratamento de Madeira por Substituição de Seiva.