
Colaboração maura Lidia do Vale.
O Sindicato Rural de Pindamonhangaba está com a agenda aberta de cursos para o mês de janeiro e, em breve, divulgará a programação para os próximos meses. Voltados ao produtor rural e a funcionários de propriedades rurais, os cursos contribuem para a geração de emprego e renda na zona rural do município.
Os cursos e programas acontecem em parceria com o Sistema Faesp/Senar e são realizados no Centro de Formação Profissional Rural, instalado na Fazenda Princesa do Norte, além de propriedades rurais do município.
Para janeiro, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba oferece os cursos de Meliponicultura, voltado à produção de abelhas sem ferrão, entre os dias 19 e 22, Processamento Caseiro de Pães, nos dias 20 e 21, e Sensibilização para o Programa Pró-Leite, no dia 24. Os cursos pontuais são realizados ao longo do ano, com duração de três a cinco dias, enquanto os programas têm duração mais longa, podendo chegar a até oito meses.
As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp da coordenação do Senar, pelo número (12) 9 8308-0015. A escolha dos cursos e programas é definida a partir das necessidades e demandas locais, garantindo que a programação atenda produtores rurais, trabalhadores do campo e a comunidade em geral.
Agenda de fevereiro
Entre os cursos programados estão Bovinocultura de Leite – Inseminação Artificial, de 9 a 13 de fevereiro, e Processamento Caseiro de Carnes de Peixes, nos dias 26 e 27. Nos programas, serão oferecidos Pró-Leite – Módulo I, nos dias 6, 7, 19, 20 e 21, e Apicultura – Implantação do Apiário, de 9 a 13 de fevereiro.
Agenda de março
Em março, os cursos incluem Equideocultura – Aplicação de Medicamentos e Vacinas, de 16 a 18, Operação e Manutenção de Motosserra, também de 16 a 18, e Operação e Manutenção de Roçadora Lateral, nos dias 19 e 20. Já nos programas, haverá o Pró-Leite – Módulo II, nos dias 5, 6, 7, 19, 20 e 21, e Apicultura – Produção de Mel e Aproveitamento de Cera, de 9 a 12.








