O mês de setembro de 2024 foi o mais seco do ano, segundo dados da Defesa Civil de Pindamonhangaba. O índice pluviométrico registrou 0 mm, marcando o menor valor do ano e o menor registro para o mês de setembro desde o início das medições, em 2005.
Em comparação com o mesmo período de 2023, quando o índice de chuvas foi de 64,5 mm, a redução é significativa. Este foi o primeiro setembro na história das medições em que não houve registro de chuvas.
Ao longo de 2024, a cidade já vinha enfrentando baixos índices de umidade, com destaque para os meses de junho (2,5 mm) e julho (16 mm). A média pluviométrica do primeiro semestre também foi inferior à registrada no mesmo período do ano anterior.
Os pontos de aferição da Defesa Civil estão localizados na sede da instituição, no Alto Cardoso, e na Secretaria de Governo e Serviços Públicos, no Bosque. A Defesa Civil permanece em alerta, monitorando a situação e adotando ações preventivas para mitigar os riscos associados à estiagem e à falta de chuvas, que podem impactar o abastecimento de água e o meio ambiente, principalmente em relação às queimadas.