
O mês de setembro é marcado pela campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Em Pindamonhangaba, desde 2020, o movimento ganhou força com a criação do projeto Amigos Juntos pela Vida, que realiza palestras e ações voltadas à saúde mental. Neste ano, acontece a VI Jornada “Viver é a Melhor Opção”, sempre às segundas-feiras, às 19h, no Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes.
Em entrevista para a Tribuna do Norte, André Modesto, um dos organizadores, contou como tudo começou: “O que motivou a criação do Setembro Amarelo aqui em Pinda foi na pandemia, em 2020, quando ouvimos um podcast do jornalista André Trigueiro. Ele nos fez refletir sobre o que poderíamos fazer de diferente naquele momento. Então abraçamos a causa para falar da valorização da vida. Porque falar de suicídio não é falar de morte, é falar de vida e de saúde mental”, destacou.
Além das palestras abertas no Centro Espírita, o grupo também oferece atividades em escolas, empresas e instituições. “Quem tiver interesse em levar a iniciativa pode entrar em contato pelo nosso Instagram @amigosjuntospelavida. As palestras são gratuitas”, reforçou Modesto.
Segundo ele, a proposta é mostrar que ninguém está sozinho e que sempre é possível buscar apoio – seja com profissionais de saúde, familiares, amigos ou grupos como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que oferece escuta e acolhimento. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) nos diz que 95% dos casos de suicídio são evitáveis. Então, quanto mais falarmos sobre o tema, mais vidas serão salvas”, ressaltou.
Com seis anos de atuação, o grupo Amigos Juntos pela Vida mantém atividades ao longo de todo o ano, intensificando as ações no mês de setembro. “A gente não vai parar. O mais importante é que todos entendam seu valor e aumentem sua rede de apoio. Assim, conseguimos deixar a ideação suicida para trás e escolher viver”, finalizou.