
A partir da 0h do dia 22 de maio (quinta-feira), o serviço social funerário gratuito de Pindamonhangaba passa a ser realizado pela Sesolupi, única funerária credenciada até o momento. Até as 23h59 do dia 21, o serviço, em caráter emergencial, é feito pelo Memorial Sagrada Família – Funerária Taubaté.
De acordo com a Lei Ordinária Municipal nº 6.764 de 20/12/2023, têm direito ao benefício os moradores de Pindamonhangaba que, até a data do óbito, se encontram em situação de vulnerabilidade social, incluindo desempregados, indivíduos desprovidos de recursos financeiros ou de baixa renda.
Para solicitar o serviço, o solicitante deve se dirigir à Secretaria de Assistência Social (Rua Dr. Laerte Machado Guimarães, nº 590, Vila Borghese), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas (fisicamente). Nos demais dias e horários, deve procurar a Funerária Sesolupi (Rua Major José dos Santos Moreira, 703, que funciona 24 horas por dia – inclusive sábado, domingo e feriados).
O solicitante deve levar uma declaração de óbito, comprovante de residência do falecido (comprovante atual e também um de mais de um ano para comprovar que a pessoa morava na cidade), comprovante de renda do falecido, RG, CPF e comprovante de renda dos familiares que moravam com o falecido.
“Este é mais um esforço da Secretaria de Assistência Social para garantir dignidade e apoio às famílias em momentos difíceis, demonstrando sensibilidade e compromisso com a comunidade local”, disse a secretária de Assistência Social, Andrea Barreto.
Ela explicou que o programa visa fornecer suporte funeral gratuito para os residentes da cidade que serão sepultados dentro do município. Os serviços incluem caixão, velório e traslado (sujeito ao local de origem), sem custos para os beneficiários que atendem aos critérios estabelecidos pela lei.
As salas de velório usadas pelo serviço ficam no Cemitério de Moreira César, local que receberá corpos de quem não possui sepulturas no Cemitério Central. As famílias que possuírem sepulturas no Cemitério Central podem solicitar o transporte do corpo, para que seja velado em Moreira César e sepultado no Cemitério Central.