O Sistema FAESP-SENAR/SP, em parceria com o Sindicato Rural de Pindamonhangaba, realizou no período de 12 a 15 de agosto a atividade de “Processamento Agroindustrial de Leite”, ministrada pela instrutora do Senar-SP, Cibele Firmino.
A atividade teve o objetivo de colaborar na capacitação de produtores, trabalhadores rurais e seus familiares para produzirem produtos lácteos com técnicas que atendam ao mercado consumidor e estejam baseadas na legislação vigente. O curso foi muito bem avaliado pelos participantes, que destacaram a qualidade do ensino e a oportunidade de aprender na prática. “A gente não imagina o trabalho que é para a produção, o cuidado com cada processo. Aprendi muito durante as aulas”, comentou a produtora rural Sônia Miyako Takahashi. A opinião é compartilhada pela aluna Célia Regina Rossi: “O curso foi maravilhoso, cada dia uma aprendizagem diferente, cada dia uma novidade, além de ser prazeroso”, salientou.
A instrutora do curso ressaltou a importância de garantir a produção de alimentos seguros e em conformidade com as normas vigentes. “É uma oportunidade para se aprender na prática, com muito conhecimento e troca de experiências”, explicou a instrutora Cibele.
Recentemente, o Sindicato obteve a aprovação do projeto da nova Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados na Fazenda Princesa do Norte, onde o curso de processamento agroindustrial de leite passará a ser realizado. Com capacidade para o beneficiamento de 500 litros de leite de vaca e 100 litros de leite de cabra por dia, serão produzidos diferentes tipos de produtos lácteos. O espaço poderá ser utilizado para futuros cursos do Senar-SP, funcionando como incubadora para que os alunos possam iniciar a produção de seus próprios produtos, impulsionando a economia local.
“Receber alunos para os cursos do Senar-SP é motivo de orgulho não apenas para a diretoria do Sindicato Rural, mas para todos os envolvidos com o agro”, concluiu Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.