
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, em conjunto com a Secretaria de Esportes e Lazer e o projeto Ecos da Liberdade, inicia, neste domingo (25), a Semana João do Pulo, com uma programação especial que une esporte, cultura e convivência familiar em homenagem ao atleta que é símbolo de superação e orgulho nacional.
A Semana João do Pulo visa valorizar a história do atleta e reforçar sua importância como referência para as novas gerações, promovendo atividades que integram a comunidade em diferentes frentes. A largada será com a 1ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua, no domingo (25), às 7h30, no Parque da Cidade, voltado a participantes de todas as idades, com categorias definidas por faixa etária e nível de desempenho, mediante inscrição prévia.
Além das ações esportivas e culturais, a programação contempla também atividades educativas, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, por meio de palestras nas escolas sobre a missão de João do Pulo, exposições e apresentações que destacam seus feitos esportivos e humanitários. As atividades dialogadas com os estudantes buscam contar a trajetória do atleta e promover ações antirracistas, incentivando a igualdade, a justiça e a consciência social.
“Levar o exemplo de João do Pulo aos alunos é uma forma de inspirar protagonismo, especialmente entre jovens negros e de comunidades periféricas, reforçando sua imagem como uma referência nacional”, destacou o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.
Ao longo da semana, diversas ações vão mobilizar a comunidade, com destaque para o lançamento oficial do Selo João do Pulo, na quinta-feira (29), às 10h, no Humano – Espaço de Identidades, localizado na Rua Euclídes de Figueiredo, n° 175, Alto do Cardoso, ao lado da Prefeitura. Representantes dos Correios estarão presentes na cerimônia de lançamento, marcando o reconhecimento nacional da trajetória do atleta por meio de uma emissão filatélica especial.
Ainda na quinta-feira, às 19h30, acontece a Sessão Solene em alusão ao legado de João do Pulo, realizada pela Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), no Palacete 10 de Julho, localizado na Rua Deputado Claro César, n° 33, com apresentações artísticas.
Na sexta-feira, dia 30, às 9h30 e às 14h30, o jornal Tribuna do Norte lançará a ilustração de João do Pulo, como parte do Projeto Personalidades, destacando mais um pindamonhangabense. O lançamento acontecerá na Casa da Igualdade Racial, com a participação de alunos que também estiverem no Estação Cidadania.
O ponto alto da semana será na sexta-feira (30), às 19h30, no Teatro Galpão, com a estreia do documentário “João do Pulo – Homem de Ouro”, da diretora e roteirista Hérica Veryano. A produção resgata momentos marcantes da vida do atleta, sua história de luta e conquistas, reforçando sua importância como ícone do esporte brasileiro e figura fundamental da identidade pindamonhangabense.
Cruzando a linha de chegada, a semana se encerra no sábado (31), com o Conexão Família, das 13h às 17h, no Parque da Cidade, um evento pensado para fortalecer os laços familiares por meio de oficinas, brincadeiras e rodas de conversa, reforçando o papel do esporte e da cultura como pontes entre gerações.
A secretária adjunta da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Félix, reforçou a importância da Semana João do Pulo. “O legado de João do Pulo nos mostra que, quando esporte, cultura e família caminham juntos, formamos uma base sólida para sonhos que transformam vidas e inspiram novas gerações”, ressaltou.