
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Banco de Leite da Santa Casa, lançou uma iniciativa para ampliar a captação de mães doadoras de leite materno na cidade. O objetivo é garantir que bebês prematuros ou com dificuldades de alimentação tenham acesso ao leite humano, essencial para seu desenvolvimento.
A reunião para definição das ações ocorreu na última semana, e contou com a presença da secretária de Saúde, Silvia Mendes, a chefe de divisão, Marlla Dônola, com o assessor, André Gustavo Barros de Almeida, a nutricionista coordenadora da Santa Casa, Fernanda Reis Schimdt Romeiro, e a responsável pelo marketing da Santa Casa, Diana Bueno.
Atualmente, a adesão de doadoras está baixa, o que compromete o abastecimento necessário para os recém-nascidos que dependem dessa ajuda. Para mudar esse cenário, a Secretaria de Saúde convidou o Banco de Leite para participar de eventos comunitários, como o projeto Prefeitura Perto de Você, onde serão divulgadas as ações e distribuídos materiais informativos. Também será elaborado um cronograma de divulgação e orientações em todas as unidades de saúde do município para reforçar a importância da solidariedade materna, destacando que a doação de leite como um gesto transformador.
A secretária de Saúde, Silvia Mendes, reforçou a importância da campanha. “Doar leite materno é um ato de amor que pode salvar vidas. Queremos facilitar o acesso à informação e ampliar o apoio às mães que desejam contribuir com essa causa”, ressaltou.
O hospital possui uma UTI Neonatal com 20 leitos e possui em média 12 bebês receptores do leite materno doado. Fernanda Reis, coordenadora de Nutrição do Posto de Coleta de Leite Materno do hospital, falou sobre a necessidade e a importância da doação de mamães que estejam saudáveis, com leite excedente e que podem contribuir para aumento no estoque: “Nosso estoque no posto de coleta está baixo, não estamos conseguindo suprir as demandas semanais de nossa UTI Neonatal”.
Para aumentar o estoque e divulgar a realização da doação, captando mais doadoras, o Posto de Coleta está realizando uma campanha durante o mês de maio, quando se comemora também, no dia 19, o Dia Mundial da Doação de Leite Humano.
Para as mães que tiverem interesse, há os requisitos e o passo a passo para doar, os requisitos são: estar saudável; não estar em uso de medicamentos que impeçam a doação; estar com leite excedente.
Passo a passo para doar:
• Procurar o posto de coleta da Santa Casa para realização do cadastro e solicitação de exames laboratoriais obrigatórios que são colhidos na Santa Casa mesmo e sem custo;
• Será feita a análise desses exames e após isso é só retirar o kit doadora no Posto de Coleta semanalmente.
A partir do momento que se torna doadora, a mamãe ou alguém próximo terá que trazer semanalmente o leite coletado ao posto, onde será levado ao banco de leite de Taubaté para o processo de pasteurização que garante a qualidade e segurança do alimento e retorna ao Posto de Coleta, chegando ao seu destino final que são aos bebês da UTI Neonatal do hospital.
O posto de Coleta de Leite Materno atende pelo whatsapp (12) 99613-3325. Neste número também é possível obter informações detalhadas sobre como realizar a doação.