A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, deu início, no dia 3 de agosto, às atividades do Plano de Desenvolvimento Sócio-Territorial no Empreendimento Habitacional Bem Viver, localizado no bairro Araretama.
O objetivo desse plano é fortalecer a participação e a cidadania da população que vive no local, promovendo sua integração com as comunidades do entorno e da cidade como um todo.
O Empreendimento Bem Viver abriga atualmente quase 10 mil pessoas, distribuídas em 1536 famílias, em seis condomínios. Muitos moradores aguardavam ansiosamente por esse projeto, que oferecerá atendimentos psicossociais, cursos e capacitações profissionalizantes, entre outras atividades.
O trabalho será realizado por uma empresa contratada através de licitação e com recursos do Governo Federal, com investimento de quase 1 milhão de reais para o período de um ano.
A equipe envolvida trabalhará em rede e oferecerá suporte aos moradores, promovendo a organização comunitária, educação ambiental e patrimonial, planejamento e gestão do orçamento familiar, geração de trabalho e renda, e diversas outras atividades.
O projeto é uma oportunidade importante para os moradores do Bem Viver, e o prefeito Dr. Isael Domingues já disponibilizou apoio para as questões trazidas pelos moradores, como a reorganização dos espaços públicos e de serviços no Empreendimento.
A empresa contratada tem a proposta de atender a maioria dos moradores, oferecendo palestras, reuniões em grupo, atendimentos individuais, cursos de capacitação, geração de renda e outros serviços, de acordo com os interesses das famílias que vivem no Empreendimento.
A diretora de Habitação, Monique Dias, e sua equipe social estão comprometidas em acompanhar de perto o projeto e trabalhar em parceria com a empresa contratada para oferecer novas possibilidades de integração comunitária e trabalho em rede.
No dia 11 de agosto, será realizado um grande encontro com os moradores para apresentação da equipe técnica do trabalho social, bem como dos cursos e serviços disponíveis.
As pessoas interessadas em contribuir através de parcerias com o Projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Habitação.