Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria de Educação participa de lançamento de projeto do Museu da Língua Portuguesa e Instituto EDP

Divulgação. “O projeto é muito positivo, pois vai estreitar a relação entre educação e cultura”, salientou a Secretária de Educação, Luciana Ferreira

O Museu da Língua Portuguesa e o Instituto EDP, gestor dos investimentos sociais do Grupo EDP no Brasil, vai incluir a região do Vale do Paraíba e do Alto Tietê, em São Paulo, no projeto ‘Na Sua Escola: Objetos Digitais de Aprendizagem’. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver materiais educacionais digitais a partir do acervo do Museu, em parceria com professores e profissionais de escolas públicas, de forma colaborativa.


A ação foi apresentada aos representantes das secretarias de educação e profissionais de ensino que atuam nos municípios da área de concessão da distribuidora de energia da EDP no Vale do Paraíba no dia 29 de junho (quinta-feira), na Station T, em Taubaté. Pindamonhangaba participou da cerimônia, sendo representada pelas gestoras regionais Marta do Nascimento Bicho Freitas, Fernanda Athaíde e Rosalina de Fátima Picolo.


Durante o encontro, foram apresentados os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) já desenvolvidos pelo Museu da Língua Portuguesa junto com profissionais das redes de ensino da capital paulista e da cidade de Campinas. Os ODAs são vídeos desenvolvidos com base nos acervos da instituição para inspirar a comunidade escolar com novas ideias de ações e projetos. O primeiro ODA teve como base a instalação Falares e o segundo a Rua da Língua. Ambos estão disponíveis no site do Museu para uso de qualquer pessoa.


Nesta terceira edição, as regiões do Vale do Paraíba e do Alto Tietê serão convidadas a contribuir com o projeto, ao longo do segundo semestre, ajudando a desenvolver novos ODAs, potencializando o acesso aos acervos do Museu e a estreitar relação entre os setores de educação e cultura, contribuindo nos processos de ensino da região e reforçando a função social da instituição.


A representante do Instituto EDP, Maria Luiza Morandini, fez a apresentação do projeto, explicando como se dará esse início de envolvimento com os municípios. “Nossa ideia é propor que os objetos digitais de aprendizagem sejam aplicados pelas escolas que quiserem aderir ao projeto, para o fortalecimento da educação e o desenvolvimento educacional dos seus alunos”, disse.


A supervisora do centro de referência do Museu da Língua Portuguesa, Luiza Magalhães, explicou os primeiros passos do projeto. “Vamos iniciar com um diagnóstico a respeito das necessidades locais, para avaliar o que é mais adequado para cada município e região”, afirmou.


O evento teve ainda a apresentação de estudos de caso envolvendo as cidades onde já foi implantado esse projeto.


Para a secretária de Educação de Pindamonhangaba, Luciana Ferreira, o projeto é positivo. “Por meio do diagnóstico local, visamos potencializar o acesso ao acervo do Museu da Língua Portuguesa e estreitar a relação entre educação e cultura, espera-se que esse projeto contribua positivamente para os processos de ensino e para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Parafraseando Paulo Freire ‘A leitura do mundo precede a leitura das palavras’”, disse.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
09:55, am, outubro 9, 2024
temperature icon 22°C
céu limpo
Humidity 73 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Edital 10162

Edital 10162

9 de outubro de 2024
Edição 10162

Edição 10162

9 de outubro de 2024

Categorias

Redes Sociais