A Secretaria de Educação de Pindamonhangaba anunciou mudanças significativas no processo de matrícula e de transferência nas creches municipais (CMEIs) para crianças de 0 a 3 anos, visando melhorar o atendimento às famílias. As novas regras estão detalhadas em uma portaria publicada na quarta-feira (15) e trazem avanços importantes no acesso às vagas.
Entre as novidades, destaca-se a possibilidade de transferência entre os CMEIs. Agora, famílias que mudarem de endereço poderão solicitar a transferência da matrícula para a unidade mais próxima da nova residência, desde que haja disponibilidade de vagas. Caso não haja vaga, o aluno terá prioridade na lista de espera, garantindo atendimento mais próximo do local de moradia.
Outra inovação é a implementação de uma lista de cadastro reserva específica para famílias que aguardam vagas em regime de tempo integral ou parcial. Essa medida foi adotada para organizar a demanda por horários mais amplos e oferecer maior transparência na espera por essas vagas.
As inscrições para vagas nos CMEIs estarão abertas a partir de 23 de janeiro, com prazo até 30 de setembro de 2025. O cadastro pode ser realizado pelos portais oficiais da Prefeitura de Pindamonhangaba (www.pindamonhangaba.sp.gov.br) e da Secretaria de Educação (www.educapinda.net.br).
A Secretaria de Educação também reforçou os critérios de classificação, priorizando casos como decisões judiciais e solicitações de transferência por mudança de endereço dos alunos matriculados na Rede Municipal. Além disso, as listas de espera e de classificação permanecerão disponíveis online, permitindo o acompanhamento contínuo pelas famílias.
Para a diretora Pedagógica, Edma C. Barcelar Silva, “com essas ações, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da educação. Essas mudanças fortalecem a organização e a justiça no atendimento às famílias”. A secretária de Educação, Luciana Ferreira, ressaltou a importância dessas adequações. “Nosso objetivo é garantir um atendimento mais eficiente e transparente às famílias, priorizando as necessidades reais da comunidade e ampliando as possibilidades de acesso à Educação Infantil”.
O prefeito Ricardo Piorino destacou os avanços em creches nos últimos anos. “Na gestão passada reformamos e modernizamos diversas creches, além de construirmos 10 creches em vários pontos da cidade, o que possibilitou a abertura de mais de 1.500 vagas para crianças. Assim, garantimos o cuidado pleno dessas crianças e damos tranquilidade aos pais, que podem sair e trabalhar porque sabem que seus filhos estão bem cuidados”, afirmou Piorino.