
A Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba recebeu, na manhã da última segunda-feira (9), a visita institucional de representantes da Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos da Prefeitura de Jacareí, em um encontro voltado à troca de experiências e ao fortalecimento de ações conjuntas na área de proteção social.
As assessoras Claudiana e Maria Alice, que atuam com destaque no Programa Família Segura em Jacareí, conheceram de perto os serviços e projetos desenvolvidos pela SEMUFADH.
As representantes de Jacareí apresentaram experiências desenvolvidas no município vizinho, como ações do Programa Família Segura, voltadas ao acolhimento e orientação de famílias em situação de violência.
Em contrapartida, a equipe de Pindamonhangaba também compartilhou projetos e fluxos de atendimento adotados no município, promovendo uma troca de conhecimentos sobe estratégias de proteção a mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e público LGBTQIA+, além do fortalecimento da rede de apoio e das políticas de enfrentamento à violência.
Durante a visita, também houve diálogo sobre práticas de enfrentamento à violência doméstica, combate a todas as formas de racismo e promoção dos direitos humanos. Foram compartilhadas ações de políticas públicas voltadas à proteção de mulheres vítimas de violência, além de discussões sobre inclusão e respeito à diversidade.
A recepção foi conduzida pela equipe da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, composta pela Secretária Magda Félix, pela secretária adjunta Sandra Graziela, pela diretora da Mulher e Família Luciana Simonetti e pela diretora de Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência Letícia Souza.
A diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti, ressaltou a importância do diálogo entre os municípios. “O compartilhamento de boas práticas fortalece a atuação da rede e amplia a proteção às mulheres e às famílias em situação de vulnerabilidade”, destacou.
Para a secretária Magda Félix, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas que garantam dignidade, proteção e igualdade. “O trabalho colaborativo entre municípios fortalece as estratégias de enfrentamento à violência e amplia o alcance das ações de promoção de direitos”, afirmou.








