O cuidado com a atenção básica da saúde, função primordial dos municípios dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), vem sendo prioridade e ampliado em Pindamonhangaba. Com ações de construção e ampliação de novas unidades e a convocação de novos médicos e servidores, os serviços estão mais acessíveis à população, reduzindo, por exemplo, a fila de espera por consultas.
No atendimento de Urgência e Emergência, as UPAs e PS Municipal devem fechar 2023 com quase 300 mil atendimentos realizados, e as unidades do SAMU Centro e Moreira com mais de 6 mil chamados atendidos. Com a realização do último concurso público, diversos profissionais estão sendo convocados para a Secretaria de Saúde, destacando a chamada de 42 médicos (21 especialidades) e 20 auxiliares de enfermagem.
R$ 10 MILHÕES EM OBRAS – Somente neste ano, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 10 milhões para construir novas sedes, implantar novas UBS ou ampliar e revitalizar unidades já existentes, beneficiando 11 bairros e regiões do município. Dos investimentos, dois já foram entregues, e os demais serão inaugurados em 2024.
Construção da nova UBS Mantiqueira
Construção da nova UBS Jardim Morumbi
Construção da nova sede ESF Vale das Acácias
Revitalização da UBS Terra dos Ipês II
Revitalização da UBS Bela Vista
Revitalização da ESF Bairro das Campinas
Revitalização e Ampliação da ESF Araretama III
Adequação das instalações para implantação da nova ESF Pq. Nações / Alto do Cardoso
Revitalização e Ampliação do CIAF – Centro Integrado de Assistência à Família
Construção da nova sede ESF Maricá
Construção da nova sede ESF Santa Cecília – doação empresa Coevo
DUPLA CERTIFICAÇÃO – A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba recebeu dupla certificação do Ministério da Saúde no dia 8 de dezembro, em Brasília-DF, por atingir excelência na Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis e por receber o Selo Prata em Boas Práticas na Transmissão Vertical da Sífilis. A classificação foi definida pela Coordenação Estadual de IST/Aids, e o prêmio foi entregue pela Ministra da Saúde, Nisia Trindade, que parabenizou o município de Pindamonhangaba pelas conquistas. Os prêmios foram conferidos aos municípios que se destacaram nos trabalhos de combate à transmissão vertical das doenças; no caso de Pindamonhangaba, foi de 100% para ausência de transmissão vertical para HIV em crianças e de 90% para sífilis congênita. Ambos os prêmios consideram uma série de fatores, que avaliam não apenas a transmissão, mas o acompanhamento das gestantes antes do parto, com consultas, exames, tratamento e orientações.
De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2023, apenas 27 municípios apresentaram indicadores de impacto e de processo compatíveis para pleitearem a Certificação. Do Vale do Paraíba, apenas Pindamonhangaba recebeu dois prêmios.
CAUSA ANIMAL – A saúde e o bem-estar da causa animal também foram destaque em 2023, com a atuação e ampliação dos trabalhos do Centro de Proteção e Atendimento Animal (CEPATAS), com destaque para a implantação dos serviços de procedimento cirúrgico e atendimento veterinário para os animais abrigados. O contrato deve ultrapassar mais de 1.000 atendimentos veterinários exclusivos para os animais abrigados, com procedimentos como anestesia inalatória, eutanásia, amputação, enucleação, cesárea, esplenectomia, piometra, mastectomia, exames laboratoriais, raio X, ultrassonografia, dentre outros. Outra ação importante foi a ampliação do número de castrações realizadas, que somente neste ano atingiram 2.500 procedimentos em todas as regiões da cidade. Atualmente, o CEPATAS conta com mais de 100 animais abrigados, entre cães e gatos.