
A ciclofaixa da Avenida Professor Manoel César Ribeiro, na região entre a sede da PM e as proximidades com a rotatória do Tenda, está sendo transformada em calçada compartilhada para pedestres e ciclistas.
A ação, prevista no Código de Trânsito Brasileiro e com normas relacionadas ao uso de placas indicativas, é necessária devido à nova faixa de rolamento que será construída para a última alça de acesso livre na rotatória do Tenda.
Como haverá duas faixas de rolamento para quem sobe a “Manoel César Ribeiro” – sentido centro – e duas para quem desce, do centro para a região da rotatória, foi necessária a junção da calçada de pedestres e ciclofaixa de ciclistas.
“Estamos fazendo uma intervenção prevista no Código de Trânsito Brasileiro, devidamente sinalizada com placas e pinturas, e necessária para ganharmos mais uma faixa de rolamento para quem subirá, da rotatória para o centro”, explicou o secretário de Mobilidade e Trânsito, José França Vidal Filho.
Ele destacou que a terceira alça de livre acesso, para quem vem do centro e quer se dirigir à direita do anel viário, sentido Parque da Cidade, está praticamente pronta – restando apenas parte da sinalização. Com isso, a terceira alça deverá ser liberada aos motoristas até a próxima semana.
Sobre a quarta e última alça de livre acesso, para quem vem da região de Moreira César e Castolira e quer se dirigir ao centro, França disse que os trabalhos devem começar em breve.
“Já nos reunimos com a equipe do Tenda para apresentarmos a ideia e o projeto desenvolvido no nosso Departamento de Engenharia de Tráfego e ainda faremos um novo encontro para definirmos mais detalhes”.
Ainda segundo ele, a quarta alça será realizada em parceria entre a Prefeitura e o Tenda, pois necessita de pequenas intervenções na região do próprio atacadista. “O Tenda está bastante solicito à nossa necessidade de intervenção e participará conosco do processo”, completou o secretário.
França adiantou que haverá uma nova pista de rolamento para quem subirá a “Manoel César Ribeiro” sentido centro. “Faremos a alça de livre acesso e depois ela se fundirá com uma das pistas de rolamento. De modo geral, teremos duas pistas em cada sentido – centro/rotatória e rotatória/centro, permitindo uma vazão maior de veículos”.
Ele ressaltou que as novas alças e a nova pista de rolamento permitirão ainda a redução do tempo estipulado no semáforo. “Teremos mais pistas para tráfego de veículos, isso nos permitirá diminuir o ‘timer’ do semáforo e darmos mais agilidade e dinamismo no trânsito, que é uma das metas do prefeito Ricardo Piorino”.
O prefeito ressaltou que “a intervenção na rotatória do Tenda foi um compromisso de campanha, visando garantir segurança na travessia, preservando vidas e evitando acidentes, porém proporcionando maior agilidade e fluidez e, ao mesmo tempo, harmonia no tráfego entre motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres”, afirmou Ricardo Piorino.