Conversamos com a proprietária Fernanda Silveira, que mostrou como as marcas atuantes em Pindamonhangaba envolvem turismo rural, histórico, gastronômico e muita ciência. Fernanda Silveira Bueno é formada em Engenharia Agronômica pela UNITAU (Universidade de Taubaté), possui mestrado em Biotecnologia pela USP (Universidade de São Paulo) e atualmente está fazendo doutorado na Universidade Federal do Amazonas, com pesquisas realizadas no laboratório do Canto da Saracura e no Instituto Biológico de São Paulo.
“A propriedade foi comprada por meu pai, Paulo Fernando da Silveira Bueno, em 1979. Mas meu avô, Osório Silveira Bueno, passou por aqui na Revolução de 1932 com a regência do exército vindo de Castro. Inclusive, eu tenho um livro de todo o percurso e história”, explicou Fernanda. A empresária enfatiza que promove um turismo rural histórico, onde conta toda essa história, com uma trilha do café encontrada na mata da época do café.
“Quando meu pai assumiu, a propriedade era toda de pasto. Hoje, são quase 30 hectares recuperados de mata nativa. A propriedade é certificada orgânica, com um laboratório que produz desde as matrizes dos cogumelos até o substrato para os produtores. Produzimos cogumelos certificados orgânicos. Atualmente, desenvolvo uma pesquisa em meu doutorado na domesticação de cogumelos silvestres amazônicos e regionais, extração de princípios ativos e desenvolvimento de produtos com os mesmos”, contou Fernanda.
Fernanda também compartilhou sua trajetória e a da reserva até os dias atuais: “Em 1996, fui para a Austrália, onde morei por um ano e fiz o último curso da vida do Bill Mollinson, criador da Permacultura. Voltei para o Brasil e, na propriedade, montei o primeiro curso de Permacultura do Estado de São Paulo e um dos primeiros do Brasil.”
A ‘Reserva Canto da Saracura’ recebe escolas para turismo pedagógico, famílias para turismo rural e histórico, além de oferecer turismo técnico sobre Fungicultura, Agroecologia e Sustentabilidade em cursos nessas áreas. A reserva também acolhe estagiários e alunos de universidades no Turismo Científico, sendo que todas as visitas devem ser agendadas.
Entre os produtos à venda estão substratos de cogumelos para produtores ou para cultivo doméstico, antepastos de cogumelos Eryngue, shiitake e shimeji, bolinhos caipiras de cogumelos com queijo congelados, e três módulos de cursos de cultivo de cogumelos, abrangendo construção, climatização, boas práticas de pós-colheita, processamento e gastronomia com cogumelos. Para mais informações, visite o Facebook: Cogumelos Brazilis Reserva Canto da Saracura.
As pessoas interessadas podem entrar em contato com a empresária pelo celular (12) 98303-0578. O ‘Canto da Saracura’ está localizado na Estrada Rio das Pedras, 3086, no bairro do Piracuama.