
Em uma sociedade que se propõe ser inclusiva, a educação desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. No entanto, a educação inclusiva, que visa garantir o acesso de todos os alunos, incluindo aquele com necessidades especiais, ainda enfrenta desafios. Assim, vemos a importância de apoiar esses alunos nas práticas pedagógicas na socialização, dando a eles uma visão mais justa e igualitária a todos. É fundamental que as escolas ofereçam infraestrutura adequada, não só falando de espaço e materiais didáticos acessíveis e além.
Na escola Yonne Cesar G. de Oliveira temos Matheus de Lima Durand, aluno com necessidades educacionais especiais, que mostra que suas necessidades não o impedem de interagir, de participar, de ser o protagonista de suas ações. Aluno com síndromes raras, que traz alegria, leveza a todos que estão em sua volta, querido e carinhosamente chamado por todos os alunos desde 2023; “Má” (Matheus). Sua evolução é notável por todos que o acompanham.
Sou Carmem, professora Educacional Especializado, que acompanha o Matheus de Lima Durand neste percurso, e com a parceria da professora Ana Maria (Isa) de Língua Portuguesa e a sala de 3° ano do ensino médio, foi feita uma homenagem ao Dia do Autismo ao Matheus, que foi comemorado com muito êxito.