Dia 31 de Dezembro, período da noite, bate a nostalgia e iniciam as promessas de ano novo, para assim que o relógio bater zero hora do dia 01 de Janeiro as coisas mudem, sejamos novas pessoas e esqueçamos nossos hábitos do passado. Afinal, quantas pessoas conseguem cumprir as promessas e realmente se reinventar? A maioria das promessas incluem iniciar uma dieta ou fazer reeducação alimentar, cuidar melhor da saúde, iniciar um plano de exercícios físicos, o que na maioria das vezes ficam apenas as promessas. Ou postergam a ideia dizendo que vai iniciar na segunda-feira, aquele dia que nunca chega.
Mas cuidar de si é muitas vezes mais difícil que cuidar do próximo, aceitar nossas fragilidades, aceitar que precisamos mudar hábitos negativos, aceitar que não somos e nunca seremos perfeitos. A mudança além de comportamental precisa ser mental, e nisso que gera a dificuldade.
Sou da seguinte opinião, que as pessoas têm sua essência, sua personalidade que pode ser melhorada, mas não mudada. Podemos e conseguimos nos adaptar, conseguimos ser melhores, afinal temos hábitos e comportamentos bons e ruins, e somente um deles precisa mudar.
Fazer uma lista de metas ou desejos pode ajudar nessa mudança, estabelecendo prazos e fazer com que eles saiam do papel e se realizem de fato. Mas para isso, precisa primeiramente de vontade, segundo de organização.
O ideal é fazer um checkup médico antes de iniciar algum exercício físico ou dieta restrita. Bom agendar logo no início do ano, ou por vezes no final do ano, para deixar tudo programado. Contudo, sabemos que nem sempre é fácil agendar uma consulta, muitas vezes aguardamos um bom tempo até conseguir, mas de um modo geral, certos cuidados já auxiliam, mesmo que não tenha conseguido fazer o checkup.
Uma coisa muito importante é manter a carteira de vacinação em dia. Atualmente fizeram a vacina para dengue e assim que for disponível a vacinação, o ideal é vacinar-se. A expectativa é de começar a vacinação da dengue em fevereiro. Além dela, temos outras várias vacinas que devemos tomar no decorrer da vida, como sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Não podemos esquecer das vacinas que estão em vigor, como da Covid, da Influenza, dentre outras.
Como dicas, podemos dizer que uma alimentação balanceada e colorida, evitando açúcar e muita gordura já ajuda; manter boa hidratação; realizar exercícios físicos regulares (ao menos 30 minutos diários); evitar o tabagismo e consumo excessivo de bebida alcoólica; manter boa rotina de sono, com boas horas dormidas; cuidar da sua saúde mental é muito importante também, tire seus momentos de lazer, principalmente agora que estamos no período de férias escolares; aproveite as primeiras horas do dia e tome um pouco de sol, devido à vitamina D, mas sem abusar. O cuidado com nossa saúde deve ser diário e não apenas uma promessa de novo ano.
Manter um peso dentro da faixa ideal;