Em virtude da cidade de Pindamonhangaba encontrar-se em estado de emergência e do alerta epidemiológico devido à epidemia de dengue, e reconhecendo que a informação e a conscientização são os melhores remédios, a Escola Estadual Professora Antonia Carlota Gomes promove uma ação de combate ao mosquito da dengue.
Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção da dengue, uma vez que se trata de uma doença grave e que tem resultado em mortes, a escola uniu esforços com o Grêmio Estudantil, Sala de Leitura, alunos, Professores, funcionários, Remefi Arthur de Andrade e o Posto de Saúde da Cidade Nova para trabalharem em conjunto com a comunidade.
Foram abordados temas como a identificação da dengue, as diferentes formas de contágio, prevenção e tratamento, as causas das epidemias, a relevância dos hábitos de higiene na manutenção da saúde, e a promoção de atitudes que contribuam para a eliminação do mosquito transmissor, o conhecimento da origem do mosquito AEDES AEGYPTI.
Diversas estratégias foram adotadas, tais como debates sobre o assunto, palestras com profissionais do Posto de Saúde da Cidade Nova, realização de atividades de combate à dengue, parceria com a Remefi Arthur de Andrade para conscientização, produção de material textual como frases, redações, slogans e cartazes, atividades de campo com os alunos para distribuição de panfletos informativos e conscientização da comunidade local, além da criação de um painel informativo.
A direção da escola salientou que uma semente foi plantada junto aos alunos. Prova disso é o depoimento da aluna Emanuelly Vitória Soares dos Santos, do 8º ano do Ensino Fundamental, quando indagada sobre o que achou da ação. “Eu achei super importante a ação da escola. Achei que isso ajuda a ter menos casos de dengue e que também nós podemos passar as informações para outras pessoas, podendo diminuir os casos em nosso bairro”, disse.