
Neste semestre, a Escola Municipal Dr. Ângelo Paz da Silva desenvolveu o projeto de responsabilidade social “Saúde e Bem-Estar”, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 e 3 da Agenda 2030 da ONU, que tratam da erradicação da fome e da promoção da saúde e bem-estar.
O projeto envolveu uma série de atividades planejadas pelos professores dentro e fora da sala de aula, abordando temas como cuidados com o corpo, saúde física e mental, e alimentação saudável. A proposta teve como objetivo conscientizar alunos, pais e a comunidade escolar sobre a importância de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se as parcerias com o Projeto de Educação Ambiental “Casa Verde” e o Posto de Saúde local, desenvolvendo diversas atividades.
“Como parte de nossa ação com a comunidade escolar (pais e familiares), realizamos a “Semana da Alimentação Saudável”, que contou com uma programação especial. Tivemos a participação da Fernanda, que ministrou uma palestra sobre o tema, além de exposições das atividades desenvolvidas pelos alunos, sob orientação dos professores de Arte e Educação Física. As famílias da Educação Infantil também foram convidadas a acompanhar o momento do almoço escolar, podendo observar de perto os hábitos alimentares e a rotina de seus fi lhos nesse contexto”, disse a professora Márcia Duque dos Santos.
As crianças mostraram grande engajamento nas atividades, participando com curiosidade e interesse. Os pais também marcaram presença de forma signifi cativa, demonstrando preocupação em melhorar os hábitos alimentares da família.