Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Projeto que transforma Pindamonhangaba em Município de Interesse Turístico será votado no próximo dia 27

Pindamonhangaba recebeu uma excelente notícia que vai fomentar ainda mais o turismo local. O Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Deputado André do Prado confirmou que o parlamento estadual colocará em votação na próxima quarta-feira (27) o projeto de lei nº 805/2025 que classifica Pindamonhangaba como Município de Interesse Turístico (MIT).

O projeto de lei, de autoria coletiva da Assembleia Legislativa já recebeu parecer favorável da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e visa reconhecer o potencial turístico de Pinda e promover seu desenvolvimento, impulsionando o crescimento econômico e a valorização das potencialidades locais.

O trabalho do GAMT (Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos), ligado à Secretaria Estadual de Turismo, realizou uma rigorosa análise de parâmetros técnicos estabelecidos que avaliou que Pindamonhangaba cumpre diversas exigências.

Dentre os critérios avaliados estão, a forte atuação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), serviços médicos e de infraestrutura básica, existência de um Plano Diretor de Turismo, existência de atrativos turísticos permanentes, realização de eventos dentro das diversas categorias de turismo e implantação de Posto de Informações Turísticas.

“A aprovação desse projeto de lei vai impulsionar o turismo de Pindamonhangaba, reconhecendo seu potencial e promovendo seu desenvolvimento, com expectativas de novos recursos para essa causa. Quero agradecer a todos os deputados, principalmente ao Deputado André do Prado, que desde 2019 vem trabalhando muito por essa aprovação”, destacou o prefeito Ricardo Piorino.

Em São Paulo, existem 70 Estâncias Turísticas e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs). As estâncias turísticas são cidades com grande potencial turístico reconhecidas pelo Estado, enquanto os MITs são municípios que possuem potencial para desenvolver o turismo e recebem apoio do estado para isso. Embora não tenham o título de Estância Turística, esses municípios são incentivados a investir em infraestrutura e promover suas atrações para atrair turistas.

O título de Municípios de Interesse Turístico foi criado para reconhecer e fomentar o potencial de cidades com vocação para o turismo, garantindo acesso a recursos estaduais e promovendo desenvolvimento regional.

A Secretaria de Cultura e Turismo do município Rebeca Guaragna garantiu que irá acompanhar a votação na próxima semana. “É um marco para o turismo local e para toda a população de Pindamonhangaba. A votação do projeto que nos torna Município de Interesse Turístico reconhece o trabalho que temos feito, em conjunto com o COMTUR e com o apoio da comunidade, para valorizar nossos atrativos e fortalecer nossa identidade cultural e histórica. Essa aprovação abrirá portas para novos investimentos e recursos que vão ampliar as oportunidades para nossa cidade, gerando desenvolvimento sustentável, renda e qualidade de vida. Estarei presente na Assembleia Legislativa acompanhando este momento histórico para Pinda”, garantiu a secretária.

O presidente do COMTUR Alex Silva comemorou a inclusão de Pinda como MIT. “A conquista do título de Município de Interesse Turístico é fruto de muito trabalho, e o COMTUR teve papel decisivo nesse processo. A maior pontuação na avaliação técnica veio justamente da atuação do Conselho, que há anos se dedica a estruturar e fortalecer o turismo em Pindamonhangaba. Esse reconhecimento é motivo de orgulho e abre novas oportunidades para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
14:58, pm, agosto 20, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio