
Pindamonhangaba recebeu uma excelente notícia que vai fomentar ainda mais o turismo local. O Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Deputado André do Prado confirmou que o parlamento estadual colocará em votação na próxima quarta-feira (27) o projeto de lei nº 805/2025 que classifica Pindamonhangaba como Município de Interesse Turístico (MIT).
O projeto de lei, de autoria coletiva da Assembleia Legislativa já recebeu parecer favorável da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e visa reconhecer o potencial turístico de Pinda e promover seu desenvolvimento, impulsionando o crescimento econômico e a valorização das potencialidades locais.
O trabalho do GAMT (Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos), ligado à Secretaria Estadual de Turismo, realizou uma rigorosa análise de parâmetros técnicos estabelecidos que avaliou que Pindamonhangaba cumpre diversas exigências.
Dentre os critérios avaliados estão, a forte atuação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), serviços médicos e de infraestrutura básica, existência de um Plano Diretor de Turismo, existência de atrativos turísticos permanentes, realização de eventos dentro das diversas categorias de turismo e implantação de Posto de Informações Turísticas.
“A aprovação desse projeto de lei vai impulsionar o turismo de Pindamonhangaba, reconhecendo seu potencial e promovendo seu desenvolvimento, com expectativas de novos recursos para essa causa. Quero agradecer a todos os deputados, principalmente ao Deputado André do Prado, que desde 2019 vem trabalhando muito por essa aprovação”, destacou o prefeito Ricardo Piorino.
Em São Paulo, existem 70 Estâncias Turísticas e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs). As estâncias turísticas são cidades com grande potencial turístico reconhecidas pelo Estado, enquanto os MITs são municípios que possuem potencial para desenvolver o turismo e recebem apoio do estado para isso. Embora não tenham o título de Estância Turística, esses municípios são incentivados a investir em infraestrutura e promover suas atrações para atrair turistas.
O título de Municípios de Interesse Turístico foi criado para reconhecer e fomentar o potencial de cidades com vocação para o turismo, garantindo acesso a recursos estaduais e promovendo desenvolvimento regional.
A Secretaria de Cultura e Turismo do município Rebeca Guaragna garantiu que irá acompanhar a votação na próxima semana. “É um marco para o turismo local e para toda a população de Pindamonhangaba. A votação do projeto que nos torna Município de Interesse Turístico reconhece o trabalho que temos feito, em conjunto com o COMTUR e com o apoio da comunidade, para valorizar nossos atrativos e fortalecer nossa identidade cultural e histórica. Essa aprovação abrirá portas para novos investimentos e recursos que vão ampliar as oportunidades para nossa cidade, gerando desenvolvimento sustentável, renda e qualidade de vida. Estarei presente na Assembleia Legislativa acompanhando este momento histórico para Pinda”, garantiu a secretária.
O presidente do COMTUR Alex Silva comemorou a inclusão de Pinda como MIT. “A conquista do título de Município de Interesse Turístico é fruto de muito trabalho, e o COMTUR teve papel decisivo nesse processo. A maior pontuação na avaliação técnica veio justamente da atuação do Conselho, que há anos se dedica a estruturar e fortalecer o turismo em Pindamonhangaba. Esse reconhecimento é motivo de orgulho e abre novas oportunidades para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse.