
O Projeto de Educação Patrimonial “Pindamonhangaba – Preservando Memórias” recebeu, na terça-feira (2), os alunos do Colégio Siciliano para mais uma atividade de aprendizado e valorização da história local.
Foram realizadas duas visitas: no período da manhã, participaram 10 alunos do 3º ano, acompanhados da professora Fabiane; e, no período da tarde, 20 alunos dos 4º e 5º anos, junto às professoras Rita e Krysia.
O projeto uniu conhecimento e diversão, proporcionando às crianças uma experiência única de contato com o patrimônio cultural da cidade.
“A visita ao museu foi uma experiência muito especial. As crianças ficaram felizes e curiosas, aprenderam bastante sobre a história da cidade. Foi um momento de aprendizado e descobertas, valorizando a importância de conhecer e preservar nossas memórias”, destacou a professora Fabiane.
Para a professora Rita, a atividade foi uma oportunidade única de aprendizado e encantamento tanto para os alunos quanto para as professoras. “Foi uma visita enriquecedora. A atividade permitiu ampliar o conhecimento sobre a história local e proporcionou um contato direto com importantes patrimônios culturais. Durante o passeio, as crianças observaram atentamente cada detalhe do acervo e dos ambientes preservados”, ressaltou.
A professora Krysia também agradeceu os mediadores culturais Thaís, Flávio e Miriam, que tornaram o passeio ainda mais especial com explicações cativantes e atenciosas.
A condução das atividades é realizada pela servidora Thais Victoria Lorena Moreira, gestora do Centro de Memória Barão Homem de Mello, que comentou a importância das visitas para as crianças. “Mais do que transmitir conhecimento, essas visitas despertam um verdadeiro sentimento de pertencimento. O Projeto tem como objetivo apresentar às novas gerações o nosso Patrimônio Histórico e Cultural, mostrando a importância da sua preservação”, declarou.
O diretor de Cultura, Paulinho Faria, ressaltou que o papel do projeto é aproximar as novas gerações da história e memória de Pindamonhangaba. “Despertar nas crianças o interesse, a curiosidade e o orgulho pelo lugar onde vivem é o nosso compromisso com a preservação do nosso patrimônio cultural”, afirmou.