O Projeto Inclusão, Dança e Companhia tem se destacado como uma iniciativa transformadora que evidencia a importância da arte na vida de pessoas com deficiência. Um exemplo inspirador é a aluna Rayssa, que possui tetraplegia e tem conquistado seu espaço por meio da dança.
A ideia para a apresentação de Rayssa surgiu durante o encerramento do primeiro semestre, em uma aula de Artes com a professora Rosineia. Ao sugerir que Rayssa realizasse uma apresentação e buscando promover o protagonismo dos colegas da sala, as alunas Samara e Raphaella, também apaixonadas pelo K-pop, se uniram a Rayssa para adaptar uma coreografia, com o apoio da professora auxiliar Leonilda, que acompanha a estudante. O resultado foi uma apresentação emocionante, intitulada “Valorização da Vida – Peça Ajuda Sempre”, juntamente com a professora Raquel Caetano Dias, docente responsável pela sala e ambiente de leitura.
A ação contou com músicas, abraços grátis, farmácia de sentimentos e o mais procurado de todas as atrações: o telefone da vida, que foi uma dinâmica de escuta ativa voltada aos sentimentos. O evento destacou o papel da escuta ativa, empatia, respeito e atenção. Despertou o interesse dos alunos pela temática voltada à saúde mental e valorização da vida, além da importância de estar sempre atentos ao respeito ao próximo e às atitudes que possam levar a alguma forma de violência. Participaram da ação os alunos: Isadora (7° ano A), Sophia (7° ano A), Luis Guilherme (7° ano A), Maria Guimarães (7° ano A), Gabriela (7° ano A), Layla (8° ano A), Julia Adriele (9° B), e Nataly (9° ano B).
A ação aconteceu sob a supervisão da professora Raquel Caetano e com a colaboração de toda a equipe da gestão escolar. Faz parte das atividades propostas pela Diretoria de Ensino para a reflexão em conjunto com toda a comunidade sobre as temáticas que atingem a escola pública na atualidade. Estudantes do 7º ao 9º ano participaram de atividades para a valorização da vida, resultando em uma apresentação que encantou todos os presentes na Feira Cultural, recebendo aplausos calorosos e comentários sobre a profundidade do momento.
Após esse evento, em uma aula de Liderança com o professor Alessandro, a ideia de formalizar a experiência se concretizou, dando origem ao projeto. Desde então, o Inclusão, Dança e Companhia tem sido fundamental para Rayssa, que, a cada dia, enfrenta desafios e acredita em seu potencial. O trabalho desenvolvido com ela, focado em empoderamento, autoconfiança e motivação, tem gerado resultados significativos.
A participação de Rayssa no projeto não apenas fortalece sua autoestima, mas também cria um ambiente de união e solidariedade entre seus colegas. Desde a primeira apresentação, a turma se tornou mais coesa, e Rayssa tem se mostrado cada vez mais motivada e feliz. Esse projeto ressalta a importância da inclusão, mostrando que todos têm potencial, independentemente de suas singularidades. Através da dança, a diferença se transforma em um ponto forte, permitindo que cada pessoa brilhe à sua maneira.
Os professores responsáveis pelo projeto, Leonilda A. Ramos Vieira e Alessandro Jesus, continuam a trabalhar incansavelmente para garantir que a arte se torne uma ferramenta de empoderamento e expressão para todos os alunos. Atualmente, Rayssa se apresenta nas escolas acompanhada de sua intérprete, Lúcia, e das colegas Samara e Raphaella, levando a mensagem de inclusão e celebração da diversidade a um público cada vez maior.