A Prefeitura de Pindamonhangaba, em parceria com os grupos Mães de Azul de Pindamonhangaba e T21 Pinda, está promovendo o Projeto Férias Inclusivas, que acontece até o fim de janeiro. Nesta quarta-feira (17), cerca de 200 pessoas, entre cadeirantes, pessoas com transtorno do espectro autista, pessoas com síndrome de down e seus familiares, tiveram a oportunidade de desfrutar de todas as atrações oferecidas pelo Clube de Campo do Piracuama.
O clube, localizado na zona rural da cidade, abriga piscinas, piscinas naturais, rio, áreas de esporte e lazer e outras opções para diversão. Durante o passeio, as famílias puderam aproveitar momentos de descontração, diversão, interação, vivência e aprendizado.
A representante do grupo T21Pinda, Eliane Ramos Pedrozo, expressou sua gratidão e satisfação com o projeto. “Nós do Grupo T21Pinda, pais de pessoas com trissomia do 21 (Síndrome de Down), agradecemos e parabenizamos o Departamento da Pessoa com Deficiência por promover as Férias Inclusivas, com muita dedicação, cuidado, acolhimento e respeito”, disse Eliane. “Momentos maravilhosos que possibilitam descontração, diversão, interação, vivência e aprendizado para os familiares, crianças e jovens”, finalizou a representante.
A representante do grupo Mãesde Azul, Márcia Moring, também ressaltou a importância do projeto e agradeceu pelo apoio e incentivo, ressaltando a importância da iniciativa que promove a inclusão e abraça as diferenças, impactando positivamente na saúde física, mental e psicológica das crianças, adolescentes e seus familiares.
O passeio no Clube de Campo Piracuama foi marcado pela alegria das crianças e pelo esforço do Departamento da Pessoa Com Deficiência e de cada familiar para proporcionar momentos especiais aos participantes com deficiência. “As atividades de lazer e turismo são importantes elementos de integração, contribuem para o desenvolvimento e autoestima de todos”, relata a diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, avaliou o projeto como uma importante iniciativa de inclusão e diversão. “Esses momentos são essenciais para a saúde física, mental e psicológica”, afirmou o secretário.
Hoje, dia 19, será a vez do Parque da Cidade e no dia 23, da Estação Cidadania. Os interessados em participar dos passeios podem entrar em contato com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, ou com os grupos Mães de Azul, T21 e Mães Atípicas.