
Aconteceu essa semana a devolutiva das ações do projeto Dialogar, que acontece junto à Rede Salesianas de Pindamonhangaba. A ação aconteceu na sede do projeto em Moreira César e reuniu membros do Conselho Tutelar II, que atende a região do Distrito, e representantes da Diretoria Regional de Ensino de Pindamonhangaba.
Na ocasião, os técnicos do projeto, composto por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, relataram as ações, avanços e desafios nestes primeiros dias de implantação do projeto em nosso município. Durante o encontro, ficou evidente o impacto positivo do projeto junto aos alunos atendidos, pois o acolhimento psicossocial é um fator de extrema importância na formação dos estudantes. O projeto acolhe alunos da rede municipal e estadual de nossa cidade.
Nesta primeira reunião de devolutivas, foram elencados todos os casos encaminhados pelo Conselho Tutelar I e II que envolvam situações de acolhimento, fragilidade no contexto social, escolar e emocional.
A justificativa do projeto está voltada à necessidade de acolhimento dos crescentes casos apontados pelas unidades escolares que estejam ligados a indisciplinas, vulnerabilidades sociais e socialização. Um ponto importante levantado pelas instituições presentes foi a necessidade do acolhimento psicológico clínico, para que a demanda da saúde mental seja contemplada de forma satisfatória.
Para a Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba, a parceria representa um passo importante no apoio à escola pública diante dos constantes desafios da atualidade, especialmente ligados às questões emocionais. O próximo passo do projeto será o estreitamento junto às unidades escolares para o esclarecimento, conscientização e consolidação do apoio às escolas do município.