Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou, nos dias 10 e 11 de abril, mais uma atividade do projeto “Caminhada Cultural – Uma Experiência na História”, desenvolvido pelo Departamento de Turismo da Prefeitura. A caminhada percorreu as ruas do centro da cidade, com início na Praça Monsenhor Marcondes, o Marco Zero.
Os alunos do 3° e 4° ano da Escola Arte Vida, acompanhados de seus professores, puderam vivenciar e conhecer um pouco mais da história da cidade e de suas curiosidades, como o Obelisco da Independência, a Cascata, o Chafariz, os Bustos de pessoas importantes de nossa cidade e outros. Os alunos e professores se mostraram bem entusiasmados e bastante interativos.
O passeio contemplou um pouco da história da área central da cidade, passando pela igreja Matriz, falando de sua história, caminhando até o Palacete 10 de Julho, onde os participantes ficaram encantados com a riqueza dos detalhes arquitetônicos e históricos do prédio, onde puderam conhecer todos os andares. Ao final, foi apresentado um vídeo institucional, além de um material gráfico constando os locais turísticos da cidade de Pindamonhangaba.
“A identidade de um povo é expressa, também, através de sua história, suas características culturais, ritos, festas, personalidades importantes e manifestações artísticas. Conhecer a nossa história é um compromisso de nossa Escola”, destacou a diretora Pedagógica da Escola Arte Vida, Eliane Carvalho.
“É uma forma de resgatar nossa cultura local, valorizar os pontos turísticos e criar a oportunidade de gerar um olhar observador aos alunos, enquanto cidadãos do município, fortalecendo o senso de pertencimento e incluindo-os como principais integrantes da construção do futuro da cidade”, completou a diretora de Marketing da Escola Arte Vida, Jéssica Imediato.
O diretor de Turismo e Guia Turístico, Fábio Vieira, ressaltou a importância do projeto. “Esse dia ficará marcado na vida desses alunos, agregando conhecimento que irá aproximá-los da história e da cultura de Pindamonhangaba, criando um sentimento de pertencimento e desenvolvendo a capacidade de se tornarem difusores do saber local, levando aos seus pais e amigos motivando-os a conhecerem cada vez mais nossa cidade. Reforçamos ainda a importância da equipe do Departamento de Turismo, que agrega muito no desenvolvimento desse projeto”, concluiu o diretor Fábio.