
Arte e sustentabilidade se unem para o Projeto Caixola Recicla, do Grupo Teatro a Bordo, que inicia na cidade de Pindamonhangaba sua itinerância por cerca de 20 cidades de São Paulo. Nos dias 16 e 17 de maio, o grupo leva gratuitamente à Praça do Araretama dois espetáculos de teatro, uma oficina de reciclagem para alunos da rede pública e um cortejo pelas ruas, com participação de artistas locais.
A iniciativa é realizada pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e NTS – Nova Transportadora do Sudeste.
A programação em Pindamonhangaba começa na sexta-feira, 16 de maio, com o ‘Cortejo de Chegança’, que percorrerá escolas da rede municipal e, às 17h, as ruas da cidade. A proposta da intervenção é divulgar o projeto e convidar o público para as apresentações, em abordagens interativas e brincantes, com participação de artistas locais. Além disso, também será realizada uma oficina de criação de bonecos “Bonecos Brincantes”.
Já no sábado, 17 de maio, a partir das 16h, acontecem as apresentações teatrais, ambas com classificação etária livre.
No inédito Caixola Recicla, com texto de Cida Cunha e Edivaldo Costa e direção de Luiz Mário Vicente, um palco dominado pela desordem e pelo lixo impede uma trupe teatral de começar sua apresentação. Enquanto o diretor insiste em seguir o roteiro original e simplesmente se livrar dos resíduos, os artistas enxergam ali uma nova possibilidade: transformar o lixo em arte. Sacolinhas viram peixes, latinhas se tornam instrumentos musicais e bonecos ganham vida a partir de garrafas PET e pedaços de isopor.
Assim, nasce um universo mágico onde a criatividade dá novo significado ao que antes seria descartado. Com música, poesia, humor e a participação ativa do público, Caixola Recicla convida crianças e adultos a abrirem a mente e a “caixola” para repensar o consumo, a reciclagem e o poder da imaginação.
No elenco, além de Cida Cunha, também estão os artistas Dani Rosa, Diego Andrade, Zero Beto e Renato Antônio.
Depois, às 19h30, será a vez do espetáculo Caixola de Histórias, da mesma dupla de autores, que celebra a cultura das cinco regiões do Brasil. Uma caixa de aço mágica se revela uma personagem dotada de memória, que passa por um território indígena que não conhece a noite – e, embalada pelo perfume e a beleza da flor do mandacaru, segue o rastro da mulher que vira onça, galopa numa disputa de cavalhada e encontra uma bernúncia que engole gente.