A Escola Municipal Professora Gilda Piorini Molica desenvolveu, entre outros, o projeto “Identidade: tudo sobre mim”, com o objetivo de possibilitar às crianças a construção da sua identidade e a sua autonomia. Segundo a professora Karla Fabiana de Oliveira, o projeto é desenvolvido por meio de brincadeiras, interações sócio culturais e da vivência de diferentes situações na própria escola. Para isso, foram desenvolvidas várias tapas: roda de conversa falando sobre cada um deles próprios; leitura do livro de Ana Maria Machado “Quem sou eu”, com um bate papo sobre as preferências de cada aluno, além de outros aspectos; também foi abordado o nome de cada aluno, entre outros aspectos para a confecção do livro para cada um; atividades lúdicas; conhecimento de suas vidas e antepassados; valorização de sua saúde e cuidados com si mesmo, entre outros aspectos. Sempre após atividades práticas, a professora salientou a importância de atividades concretas, de vivência e construção com os alunos, envolvendo e incluindo todos na sala.
“É um projeto que foi desenvolvido para o primeiro trimestre. Nosso produto final será a apresentação de todo o material durante um encontro com os pais, com uma exposição para que eles possam apreciar e levar para casa o livro que foi confeccionado durante o projeto”, explicou a professora. “Para mim, o mais importante é que meus alunos sempre querem aprender mais, interagindo, muitos já estão lendo e se auto conhecendo. Esse retorno é muito importante”, salientou Karla.
Para a diretora Carina Pereira Correa, é essencial que assumamos o papel de incentivar as crianças a se conhecerem melhor, a iniciarem o processo de compreensão de si mesmas, incluindo seu nome e papel na escola e na família. “As crianças devem ser protagonistas nessa jornada de descoberta de sua identidade, e para isso, os professores devem atuar como mediadores, fornecendo ferramentas para apoiá-las nesse processo. O projeto da professora Karla vai além da aprendizagem didática dos conteúdos da sala de aula. E por isso, os alunos demonstram tanto interesse pelas aulas, que são dinâmicas e significativas para todos”, disse.