
A Prefeitura de Pindamonhangaba preparou uma série de atividades ao longo do mês para marcar o Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
A programação inclui rodas de conversa, caminhadas, palestras e ações de mobilização em diversos pontos da cidade, com a participação de lideranças, especialistas e representantes da sociedade civil.
A abertura oficial foi na quinta-feira (7), na Praça Monsenhor Marcondes, dando início às ações de sensibilização. Nesta terça-feira, dia 12 de agosto, das 14h às 16h, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, será realizada a mesa-redonda “Elas não se calam!”, com a participação da secretária da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba, Magda Félix; da secretária da Mulher de Lorena, Valéria A. Fortes; da empresária Eliana Godói; e da advogada Giuliana Faria de Souza Vizaco. A mediação será feita pela diretora do Departamento de Mulher e Família, Luciana Simonetti.
A programação segue com atividades descentralizadas:
14/8 (quinta-feira), 8h – Caminhada de conscientização e roda de conversa no CCI de Moreira César, com o tema “Lei Maria da Penha no combate à violência contra a mulher”.
15/8 (sexta-feira), 9h – Roda de conversa no CRAS Centro, com o mesmo tema.
18/8 (segunda-feira), 13h30 – Caminhada e roda de conversa na Casa São Francisco, Cidade Nova.
20/8 (quarta-feira), das 13h às 16h – Roda de conversa e caminhada de conscientização no Shopping Pátio Pinda, com serviço de aferição de pressão e glicemia.
21/8 (sexta-feira), 9h – Roda de conversa no CRAS Castolira.
22/8 (sexta-feira), das 14h às 17h – Caminhada de conscientização pelas ruas do centro e roda de conversa na Casa do Negro.
O encerramento da programação será no dia 29 de agosto (sexta-feira), às 10h, na Praça 7 de Setembro, com o lançamento oficial da campanha “Feminicídio Zero”, reforçando o compromisso do município no enfrentamento à violência contra a mulher.
Para a secretária de Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Félix, a mobilização tem um papel fundamental. “O Agosto Lilás é um momento de unir forças para dar visibilidade à luta contra a violência de gênero. É uma oportunidade para informar, orientar e sensibilizar a população sobre os direitos das mulheres e sobre a importância de denunciar e romper o ciclo da violência. Quanto mais falarmos sobre o assunto, mais vidas poderemos proteger e transformar”, declarou.