
A Secretaria de Assistência Social encerra 2025 com resultados significativos, tendo o Programa Novo Rumo como principal destaque das ações voltadas à proteção social e ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Integrado ao Alojamento Emergencial de Inverno, o programa realizou 223 buscas ativas e abordagens em locais estratégicos como Praça do Japonês, INSS, Praça Monsenhor Marcondes, Viaduto Central, área verde de Moreira César e outros pontos da cidade.
No período, foram registrados 905 atendimentos socioassistenciais individualizados e 124 acompanhamentos familiares particularizados. Durante a operação de inverno, 56 pessoas foram acolhidas, sendo a maioria encaminhada para casa de passagem, comunidade terapêutica ou hospital psiquiátrico para tratamento da dependência química.
Outro avanço importante em 2025 foi a retomada dos serviços do Centro Dia do Idoso (CDI), assegurando atendimentos especializados, atividades socioeducativas e fortalecimento de vínculos para a população idosa. São atendidos 20 idosos por meio da OSC Vila de Assistência e Proteção dos Indivíduos (VAPI).
As ações desenvolvidas incluem visitas domiciliares, acolhidas, rodas de conversa, encontros, grupos para discussão de casos, treinamento funcional, alongamento em cadeira, acompanhamento e orientações nutricionais, elaboração de cardápio adequado, oficinas, atividades com horta, atendimento psicológico e psicossocial em grupo, individual e familiar.
Entre as ações permanentes da Secretaria de Assistência Social, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) realizou abordagens diárias, identificando 37 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, além da realização de seis eventos de divulgação e nove reuniões técnicas com a rede de proteção.
O CRAVI também ampliou o cuidado psicossocial, com oficinas terapêuticas que atenderam 30 participantes entre agosto e dezembro, além de eventos voltados ao fortalecimento emocional, empreendedorismo e comunicação não violenta.
Ao longo do ano, 11.500 famílias foram atendidas nos cinco CRAS do município, 200 famílias participaram de mutirões do CadÚnico e 1.534 atendimentos foram realizados pelo CRAVI, envolvendo triagem, acolhimento psicológico, social e jurídico.
Para 2026, estão previstas oficinas de projeto de vida e empreendedorismo, a mudança da Casa de Passagem para prédio próprio, ampliação do PETI, contratação de novos servidores para o CadÚnico e a inauguração de um novo posto em Moreira César, fortalecendo a descentralização e o acesso aos serviços socioassistenciais.








