
O Procon de Pindamonhangaba promoveu nesta terça-feira (15), às 10h, uma roda de conversa intitulada “O Procon Responde”, na Biblioteca Professora Maria Bertha César. A ação foi conduzida pela assessora jurídica e fiscal Gleisiele e teve como público-alvo os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado Claro César (DCC).
A iniciativa teve como objetivo aproximar os estudantes dos seus direitos enquanto consumidores, esclarecendo dúvidas e promovendo a educação cidadã. De forma didática e acessível, a equipe do Procon abordou temas como compras, trocas de produtos, propagandas enganosas, contratos e, especialmente, compras online — considerando o perfil digital da nova geração.
Além de responder às dúvidas dos alunos, o bate-papo foi pensado estrategicamente para acontecer na biblioteca, incentivando o hábito da leitura e despertando a curiosidade dos jovens em um ambiente propício ao aprendizado.
Os alunos participaram ativamente, compartilhando situações reais que vivenciaram ou presenciaram nas relações de consumo, buscando entender como agir corretamente em cada caso.
Segundo a assessora jurídica e fiscal do Procon, Gleisiele, “nosso objetivo com essa roda de conversa é tornar o Código de Defesa do Consumidor mais acessível aos jovens, traduzindo a lei para situações reais do dia a dia. Ao falar de temas como compras online, trocas e propagandas enganosas, buscamos despertar nos alunos a consciência de que todos somos consumidores e que informação é uma forma de proteção”.
A ação faz parte do Projeto Saber Consumir, desenvolvido pelo Procon, que leva o conhecimento do Código de Defesa do Consumidor a estudantes do ensino fundamental e médio, além de ações voltadas à população em geral, como palestras e rodas de conversa adaptadas a diferentes públicos.