
A manhã dessa quarta-feira (13) marcou a celebração de um dos momentos mais aguardados do calendário educacional da cidade: a entrega das Bolsas Roberto Rocca, iniciativa da Tenaris, que no Brasil, em sua 19ª edição, reconheceu 200 estudantes do Ensino Médio pelo excelente desempenho acadêmico e renovou 15 bolsas para universitários de Engenharia do Vale do Paraíba e de Rio das Ostras (RJ).
Realizado no Marinelli Eventos, o encontro reuniu alunos premiados, familiares, professores, coordenadores, diretores, autoridades municipais e representantes da empresa.
A programação foi aberta com uma participação especial da escritora e jornalista Thalita Rebouças, autora de mais de 20 livros e com mais de 3 milhões de exemplares vendidos. Reconhecida pelo diálogo próximo com o público jovem, Thalita falou sobre a importância da leitura e, principalmente, de “insistir e acreditar em si mesmo”. Com seu tom leve e bem-humorado, ela compartilhou sua trajetória, os desafios da carreira e histórias que inspiraram os estudantes presentes. O auditório acompanhou atento e emocionado, reforçando o clima de incentivo e celebração do evento.
O presidente da Tenaris no Brasil, Renato Catallini, destacou o papel da sociedade na formação dos jovens. “Pais, mães, professores, autoridades, a prefeitura, a empresa, todos aqui reunidos para comemorar o sucesso da nossa comunidade no desenvolvimento do seu futuro. A educação abre portas, amplia horizontes e é o motor da transformação social”, afirmou. Ele também ressaltou que “por trás de cada boletim exemplar existe muito mais do que notas. Existe o esforço da família, o professor que personaliza a atenção, o olhar que diz ‘eu acredito em você’”.
Renato lembrou ainda que o Grupo Techint aposta fortemente na educação, com resultados expressivos: presente em 19 países, o programa de Bolsas já beneficiou mais de 430 mil pessoas. Entre as iniciativas globais, está a Escola Técnica Roberto Rocca, presente em apenas três países e uma delas fica em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, Brasil. Outro programa citado por ele, o Gen Técnico, está presente em 42 escolas técnicas de 8 países, e o Aula Extra, em 27 escolas de 7 países. “Aqui em Pinda, onde no último ano celebramos 50 anos de presença da Tenaris, o compromisso com a comunidade traz resultados concretos, como mais de 3.500 bolsas concedidas apenas neste município desde o início do programa”, ressaltou.
Para o Diretor de Recursos Humanos da Tenaris no Brasil, Luiz Marcondes, o momento é fruto de esforços coletivos. “O evento é resultado de compromisso com a educação e o futuro da cidade. Este ano, a média geral foi 9,45. Superou a marca de 9,40 registrada no ano passado. Que cada um leve consigo as competências que os trouxeram até aqui: disciplina, foco e excelência no estudo. Voem alto”, declarou.
O prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, que esteve presente na cerimônia, ressaltou a importância da parceria com a empresa. “Sem vocês, a Tenaris, seria difícil caminhar com tantos projetos sociais”. Representando a Secretaria Municipal de Educação, o secretário adjunto Lúcio do Carmo parabenizou os alunos, familiares e educadores. “Muito mais do que ensinar, a escola é o lugar onde o ser humano é construído e o cidadão é formado. Se cada um de vocês continuar com compromisso e constância, não há limites para o que podem alcançar”, afirmou.
Este ano, a Tenaris investiu R$ 440 mil na concessão das bolsas, no valor individual de R$ 2.200, incluindo as renovações para o ensino universitário.