
A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta segunda-feira (24), uma reunião de trabalho com os 188 reeducandos do sistema prisional que atuam em frentes de serviço vinculadas às secretarias de Governo e Serviços Públicos, Meio Ambiente e à Subprefeitura de Moreira César.
O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes, reforçar procedimentos e destacar a importância do trabalho realizado pelos apenados na zeladoria e limpeza dos espaços públicos do município.
A reunião contou com a presença do prefeito Ricardo Piorino, do subprefeito de Moreira César, José Carlos Gomes (Cal), e do jornalista e comunicador Marcelo Hespaña, além de gestores e encarregados das secretarias envolvidas.
Durante o encontro, foram reforçadas as regras de conduta e uso de uniformes, além da importância da identidade visual dos trabalhadores.
“Reforçamos as regras do nosso convênio e destacamos a importância do bom comportamento deles nas atividades de rua. Falamos sobre o uso da camiseta amarela e a importância de conviver de forma saudável e legal, para que todos saiam ganhando: os reeducandos, que recebem apoio do poder público, e a Prefeitura, que consegue agilizar a manutenção da cidade, deixando tudo mais limpo e organizado”, explicou o prefeito Ricardo Piorino.
Já o comunicador Marcelo Hespaña ressaltou a importância de manter a cidade bem cuidada. “A comunicação não acontece apenas através da fala, ela também se dá pelo cenário. Uma cidade bonita, além de atrair pessoas, cria um ambiente onde todos se sentem mais à vontade e bem-vindos. Cuidar dos espaços públicos é fundamental para proporcionar uma experiência positiva, tanto para quem mora quanto para quem visita, e o trabalho de vocês tem um papel essencial nesse processo”, explicou o jornalista.
O trabalho dos reeducandos é realizado por meio de um convênio com a Fundação de Amparo ao Preso (FUNAP), vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.
Em fevereiro deste ano, o contrato foi ampliado, aumentando a mão de obra disponível para a manutenção e limpeza urbana. Atualmente, dos 188 internos do Presídio Dr. Edgar Magalhães Noronha (PEMANO) de Tremembé, 97 estão ligados à Secretaria de Governo e Serviços Públicos, 83 ao Distrito de Moreira César, e outros oito à Secretaria de Meio Ambiente.
A iniciativa fortalece a reinserção social e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e execução dos serviços urbanos.