
Com o aumento das temperaturas e das chuvas nesta época do ano, cresce também a presença de pernilongos na cidade, causando incômodo à população. De acordo com o Controle de Vetores, a principal espécie encontrada é o Culex sp, popularmente conhecido como pernilongo comum, que se reproduz em água parada em córregos, galerias, várzeas, áreas alagadas e até esgoto subterrâneo.
“As solicitações para o Fumacê são muitas, mas essa atividade é restrita apenas ao controle dos mosquitos que transmitem doenças, como o Aedes aegypti. Nossa equipe está inspecionando as áreas com maior infestação, identificando locais com acúmulo de água e orientando serviços de desobstrução de córregos, galerias subterrâneas e limpeza em áreas com lixo e materiais inservíveis. Sem eliminar os criadouros, o Fumacê não tem eficiência”, explica o coordenador do setor de Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população, lembrando que cuidados simples, como eliminar água acumulada em recipientes, podem reduzir significativamente a proliferação desses insetos e o incômodo causado por eles.