
Na última semana, representantes da comunidade negra estiveram na Prefeitura de Pindamonhangaba para dialogar com o prefeito Ricardo Piorino sobre pautas antirracistas e o fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial no município.
Estiveram presentes a secretária interina da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Félix, o presidente do Conselho, Benedito Irineu, e a vice-presidente, Suzete Patrícia da Silva.
Um dos principais temas abordados foi o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que vem sendo monitorado e avaliado, inclusive em recente reunião com o Ministério Público. O presidente Irineu ressaltou a importância do diálogo contínuo e do comprometimento da gestão com ações concretas. “A articulação entre os órgãos públicos e o Conselho é fundamental para garantir o avanço das políticas antirracistas em Pindamonhangaba”.
O prefeito Ricardo Piorino também destacou que a atualização da estrutura do Departamento responsável por Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência reforça a atuação em dois importantes temas sociais. A proposta é tornar mais visível a abrangência e integrar ainda mais as ações de inclusão e equidade no município.
Além disso, iniciou tratativas para a criação de um Fundo Municipal de Igualdade Racial, que poderá captar recursos e viabilizar o financiamento de projetos, eventos e outras contrapartidas destinadas à valorização da cultura negra e à superação das desigualdades históricas.
Ricardo Piorino reforçou o compromisso da Prefeitura com a causa. “Nosso trabalho seguirá firme, com o gabinete sempre de portas abertas para dialogar e construir, junto à comunidade negra, mudanças significativas e efetivas para a cidade. Queremos uma Pindamonhangaba mais justa e igualitária, baseada no respeito à diversidade e na promoção dos direitos humanos”, disse o prefeito.
A Prefeitura de Pindamonhangaba seguirá aberta ao diálogo com todos os segmentos da sociedade, trabalhando em parceria para o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e eficazes.
Durante o encontro, foram debatidas estratégias para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população negra do município.