A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Departamento de Turismo, retomou o projeto City Tour Histórico, Cultural e Gastronômico, realizando sua primeira edição de 2025 no dia 31 de janeiro. A atividade foi dirigida a um grupo de convidados, como representantes do Sebrae, Senac, agências de viagens, restaurantes e outros empreendimentos locais. O objetivo é que o City Tour seja realizado mensalmente, com roteiros diferentes a cada mês, e que as inscrições sejam abertas em breve no CIT – Centro de Informações Turísticas da Prefeitura, localizado no Shopping Pátio Pinda.
O roteiro diversificado teve início e término no estacionamento da Prefeitura, com a primeira parada na Queijaria Bolderine, na região do Pinhão do Borba. Os participantes conheceram o processo de fabricação dos queijos premiados e participaram de uma degustação com café da manhã. Em seguida, o grupo visitou o centro histórico de Pindamonhangaba, onde os diretores de Turismo e Cultura, Fábio Vieira e João Roberto de Castro, compartilharam curiosidades sobre a cidade e seus filhos ilustres.
Devido à chuva, o grupo seguiu direto para o Hotel Fazenda Pé da Serra para o almoço, seguido por uma visita ao Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. O passeio continuou na Chocolateria Holanda e no Alambique da Cachaçaria Pinda Boa, onde os participantes aprenderam sobre as técnicas de produção de cachaça e desfrutaram de degustações.
A secretária adjunta de Governo e Serviços Públicos, Edna Claudino Diniz Soares, considerou a experiência “enriquecedora” e destacou a importância do turismo local no desenvolvimento econômico sustentável do município. Ela ressaltou que conhecer os pontos turísticos e empreendimentos de pequenos produtores fortalece o sentido de pertencimento e contribui para o crescimento e a atratividade turística da cidade.
A jornalista Maura Lídiado Vale, da Oficina da Comunicação, também elogiou o City Tour, destacando-o como uma ferramenta eficaz para disseminar informações sobre os pontos turísticos de Pindamonhangaba.
Além do City Tour, o Departamento de Turismo tem planos para outros projetos em 2025, como o Turisnight, uma iniciativa premiada pela AMVale, que leva grupos a locais turísticos nas noites de lua cheia, e o Walking Tour, que já proporcionou aos estudantes da cidade uma experiência de conhecer a história da região central a pé.