A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, na quinta-feira (1), o lançamento do programa “Pinda Voluntária” que abre o voluntariado já realizado na gestão para a sociedade civil. A iniciativa tem à frente o Instituto Dadivar, uma organização da sociedade civil que representa o coração do grupo Dadivar, conjunto de iniciativas sociais.
A apresentação do novo programa em Pindamonhangaba foi realizada na UniFasc, que cedeu seu espaço para a realização do evento. O palestrante Roberto Ravagnani apresentou a iniciativa e ele ficará responsável pela coordenação das ações na cidade.
Com a apresentação do programa, a partir de março deste ano o voluntariado já realizado com os comissionados da gestão municipal desde 2018 também passará a ser coordenado pelo instituto, que irá fornecer coletes e bonés para identificar os voluntários. Atualmente, o voluntariado dos comissionados da gestão municipal ocorre aos finais de semana em diversos locais, somando 295 voluntários que, somente em 2023, trabalharam voluntariamente por 5.696 horas, equivalentes a 237,33 dias.
A previsão é ampliar os locais que receberão os voluntários em unidades públicas e também atender as OSCs locais com a divulgação de vagas e encaminhamento de voluntários, assim como abrir mais horários e oportunidades. O trabalho voluntário contribui como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social, aproximando a população do poder público e facilitando o entendimento e apoio aos grandes desafios de uma sociedade.
Durante o mês de fevereiro, o programa será formatado para ser colocado em prática em março. As informações estão no site https://www.pindavoluntaria.org.br. Participaram da cerimônia de lançamento o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, diretor da Unifasc Eduardo Aguiar, secretários, adjuntos, diretores, chefes de divisão e assessores da Prefeitura. O prefeito, que é um entusiasta do voluntariado e que implantou a ação na gestão municipal, resumiu a importância do voluntariado em uma frase: “Quanto mais útil eu for, mais feliz eu serei”.