A campanha “Pinda, Eu Amo! Eu Cuido!” da Prefeitura de Pindamonhangaba visa conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos espaços públicos e do patrimônio municipal. O objetivo é reduzir a prática do vandalismo e incentivar ações que mantenham a cidade organizada e bonita.
Recentes ocorrências de vandalismo, registradas pelas câmeras de monitoramento do município, motivaram a iniciativa. Um incidente na Praça do Cruzeiro envolveu adolescentes praticando vandalismo e retirando o busto do Dr. Francisco Marcondes Romeiro, médico e ex-deputado federal. Outra área afetada é a Praça Monsenhor Marcondes, onde a fonte de água revitalizada em 2019 tem sido alvo frequente de invasões, causando danos aos bicos da fonte.
A campanha destaca que o vandalismo ao patrimônio público não apenas é crime, conforme o Código Penal Brasileiro, mas também gera custos aos cofres públicos, pois muitas vezes são necessários recursos para reparos, pinturas, trocas de equipamentos, entre outros. A Lei 6.117/2018 de Pindamonhangaba prevê multa de R$ 2.500,00 para infrações administrativas, com valor dobrado em caso de reincidência.
Além das penalidades legais, a campanha destaca que o vandalismo prejudica a segurança pública, pois mobiliza recursos que poderiam ser utilizados em patrulhamento para a detenção dos responsáveis. O município conta com um sistema de monitoramento com 1.400 câmeras, contribuindo para a identificação dos vândalos e acionamento rápido das autoridades.
A população é incentivada a acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo número 153 ou a Polícia Militar pelo 190 em casos de flagrante de vandalismo. A denúncia pode ser anônima e, se houver registro de imagens, pode ser feita também pela Ouvidoria Municipal, por meio do aplicativo E-Ouve. A campanha reforça a ideia de que cuidar do patrimônio é responsabilidade de todos, contribuindo para uma cidade mais preservada e agradável.