A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou a nova USF Saúde do Santa Cecília na quarta-feira (27). A unidade, denominada Antonio Vidal Filho, fica na rua João Maria Pires, ao lado do campo de futebol, e vai atender mais de 3.500 pessoas. Com a USF Santa Cecília, a Secretaria de Saúde vai transferir os serviços que hoje ocorrem no prédio antigo, na Avenida Correard, para o novo prédio.
“Estamos saindo de um imóvel alugado e levando os nossos serviços para um novo edifício, que é moderno, mais amplo e com melhores condições de atendimento para a população e para trabalho dos profissionais”, disse a secretária de Saúde, Silvia Mendes. A nova unidade tem 252,05m² de área construída, com três consultórios médicos, sendo um deles ginecológico, além de farmácia, salas de imunização, curativos, procedimentos, recepção, sanitários, depósito e copa.
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, lembrou que a obra da USF Santa Cecília é resultado da doação da empresa Coevo, por meio do Termo de Doação sob Protocolo nº 14.403/2022, conforme Decreto nº 5.431/2017, em área institucional do município. Ela ressaltou que o prédio atende todos os requisitos para funcionamento de uma unidade de saúde, com destaque para o conforto de pacientes e trabalhadores da saúde.
O vice-prefeito e prefeito eleito, Ricardo Piorino, agradeceu a doação da Coevo, parabenizou a família do homenageado e os moradores. “Gostaria de parabenizar a todos por essa grande obra. Neste novo prédio, a população vai ser ainda melhor atendida em todos os serviços oferecidos. Parabéns a todos do bairro, em especial ao meu amigo Fabrício, presidente da Associação de Moradores, e principalmente à Dona Nita Vidal, viúva do ‘Seo Antonio’, e aos filhos e netos.”
Piorino destacou ainda outros serviços de saúde. “Este ano já entregamos a reforma e ampliação da UBS Parque das Nações, entregamos a UBS Morumbi, a USF Vale das Acácias, agora a Santa Cecília e ainda teremos Mantiqueira. Também estamos concluindo as obras da unidade de saúde do Maricá, dentre outros serviços. Isso mostra o empenho da nossa gestão. Quando chegamos, encontramos uma cidade cheia de problemas e, a cada dia, estamos trabalhando para melhorar as condições para a população. Podem contar conosco para o que precisarem.”
O prefeito Dr. Isael Domingues também agradeceu à Coevo e elogiou a Câmara pela parceria. “Quando eu e o Piorino iniciamos nosso governo, encontramos uma cidade caótica em diversas áreas. Não estava bom para o morador e nem para os empresários. Com isso, um empresário se propôs a ajudar. Pensando nisso, aprovamos junto à Câmara um termo de doação de produtos e serviços para a Prefeitura. Assim, recebemos a Praça 7 de Setembro, que antes era um local abandonado, com vários imóveis sendo usados de forma errada, desviando finalidade, estacionamento irregular e uma série de problemas sociais, além de ser um local extremamente feio e largado.”
“Da mesma forma, recebemos também o pórtico de entrada da cidade e hoje temos uma linda entrada, que deixa a população orgulhosa e atrai investimentos, agradando também aos olhos dos empresários e investidores. Assim como ocorreu lá, também recebemos doações de várias outras empresas para diversos produtos e serviços. Esta unidade do Santa Cecília só foi possível graças ao empenho de todos: da Prefeitura, da Câmara, da população e da construtora Coevo, que doou essa grande obra avaliada em R$ 500 mil. Obrigado por acreditarem na cidade.”
O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Norberto Moraes – Norbertinho, dos vereadores José Carlos Gomes – Cal, Rogério Ramos, Julinho Car, Gilson Nagrin, do presidente de bairro, Fabrício Ribeiro, da tesoureira, Mônica do Amaral, além de familiares do homenageado, entre eles as filhas Vânia, Stela e Vilma, a nora Maria, os netos Paula, Mateus e João, a sobrinha Madalena e a bisneta Luana, além da viúva, dona Benedita Vidal.
Biografia do homenageado
Antonio Vidal Filho nasceu em São José do Barreiro em 1935. Filho de Antonio Vidal e Ana Rita Aparecida, mudou-se com a família para Pindamonhangaba no final da infância, pois seu pai foi trabalhar na fazenda Pinhão do Una, onde a família morou por um longo tempo. Concluiu apenas o ensino primário e começou a trabalhar na adolescência. Por volta dos 20 anos, empregou-se no horto florestal, onde permaneceu até a aposentadoria no final da década de 1980.
Na década de 1950, casou-se com Benedita Claudino Vidal, com quem teve seis filhos. Com as economias que havia juntado, comprou de Manoel Cesar Ribeiro um terreno onde hoje é o bairro Santa Cecília, sendo um dos primeiros moradores do local.
Nos anos 60, perdeu o pai para o câncer, e nos anos 70, a mãe em um acidente. Continuou trabalhando e sustentando a família, mas enfrentou problemas com o alcoolismo, que atrapalhou sua vida por anos. No final dos anos 80, uma conversa com um desconhecido mudou sua vida, e ele nunca mais consumiu bebida alcoólica. Em seguida, juntou-se ao Alcoólicos Anônimos Grupo Princesa do Norte, militando pelo resto da vida.
Pessoa honesta, íntegra e de bom coração, ‘Seo Vidal’ não poupava esforços para ajudar o próximo. Colaborou com diversas instituições católicas, ajudou pessoas a construírem suas casas e contribuiu para a construção da igreja dedicada à Santa Cecília. Sua recompensa era a felicidade e o bem-estar dos outros.
Em 18 de abril de 2015, completou sua jornada, partindo ao encontro de Deus. Sua maior herança foi os valores éticos e morais que deixou aos descendentes. Sua bondade, compaixão, respeito, caráter, honestidade e lisura são dignos de admiração e respeito, tornando-o merecedor de todas as homenagens.