
Atendendo a denúncias de invasão, tráfico e uso de drogas, além de descarte irregular de lixo e ocupação insalubre, a Prefeitura de Pindamonhangaba, com apoio da Polícia Militar, promoveu na última sexta-feira (23) uma ação conjunta em imóveis abandonados para reforçar a segurança e restabelecer condições mínimas de controle dos espaços.
A operação envolveu equipes das secretarias de Segurança Pública, Administração, Assistência Social e Saúde, além do apoio da Polícia Militar. O objetivo foi impedir novas invasões, aumentar a segurança e definir medidas imediatas, como encaminhamento social, fiscalização e orientações para limpeza e fechamento dos imóveis.
Pela manhã, a ação ocorreu em um imóvel com frente para as ruas dos Expedicionários e General Júlio Salgado, no bairro Alto Tabaú, que estava ocupado por pessoas em situação de rua e usuários de drogas. No local, apenas uma pessoa foi encontrada e aceitou o encaminhamento da Assistência Social para acolhimento.
No período da tarde, as equipes atuaram no antigo posto localizado na rua Capitão Vitório Basso. Durante a diligência, foram apreendidos 108 pinos vazios, 13 pinos com cocaína e 24 pedras de crack, com apoio da cadela Aine, do Canil da Guarda Civil Metropolitana. Também foram apreendidos R$ 139,05 em dinheiro. Os invasores foram detidos e conduzidos à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.
Além das ações de campo, a Prefeitura adotou providências administrativas, incluindo a notificação dos proprietários para que realizem limpeza, remoção de entulho, roçagem, análise de riscos, controle de vetores e isolamento das áreas, com cercamento e sinalização, a fim de impedir novos acessos e coibir práticas ilícitas.
O secretário de Administração, Eduardo Cursino, ressaltou que a colaboração dos proprietários é essencial para evitar novos transtornos, enquanto o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo, destacou que a atuação integrada fortalece a resposta do município diante de situações que impactam diretamente a segurança e a tranquilidade dos bairros.








