
A Prefeitura de Pindamonhangaba participou, na noite de quarta-feira (8), de uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para alinhar o calendário de eventos e discutir novos formatos de realização de atividades culturais e turísticas para 2026.
O encontro contou com a presença do secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, do secretário adjunto Ricardo Flores, da secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, do secretário adjunto João Biro, além de representantes da Semelp. A reunião foi conduzida pelo presidente do Comtur, Alex Cristian.
Alexandre Pió destacou a importância do diálogo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil na construção de soluções para fortalecer o turismo e a economia local. Ele também ressaltou que a Prefeitura tem sido procurada por produtores interessados em trazer novas atrações à cidade, aproveitando o marco regulatório do fomento à cultura.
Rebeca Guaragna apresentou o esboço do calendário de eventos para 2026, reforçando a necessidade de planejamento para evitar sobreposição de datas, embora nem sempre isso seja possível devido ao crescimento da cidade. Para ela, a construção coletiva garante mais organização, atratividade e sustentabilidade. “Nosso propósito é valorizar a cultura local, potencializar o turismo e movimentar a economia criativa, gerando oportunidades e fortalecendo a identidade de Pindamonhangaba como cidade viva, acolhedora e culturalmente ativa”, afirmou.